Teatro de fantoches sobre trânsito no CMEI Darcy Rodrigues Cardoso, em Santana, leva dia de aula diferente para 120 crianças

Trânsito é coisa séria. Mas nada impede de ser um tema que possa ser abordado de forma leve e divertida. Essa é a intenção da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) que realizou nesta sexta-feira (16) um teatro com fantoches para 120 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Darcy Rodrigues Cardoso, em Santana.

O coordenador de Educação para o Trânsito da Semdefes, Joel Nascimento Freire, explicou que as crianças, quando aprendem trânsito desde cedo, conseguem colaborar para a construção de uma sociedade melhor. "Garantir uma cidade mais organizada e segura, mostram que educar crianças nesta idade é preparar cidadãos adultos para termos no futuro um trânsito mais organizado, eficiente e humanizado", salientou.

"Educação para o trânsito é ampliar o olhar das crianças para viver a cidadania, fazendo leitura de mundo. Pelo olhar das crianças, percebemos os seus saberes, as suas escutas e aprendizagens pela convivência com a vida adulta", afirmou a pedagoga do CMEI Darcy, Valéria Poletti Carvalho.

Valéria comentou que as crianças absorvem o aprendizado a respeito da educação para o trânsito. "Ouvimos das crianças ao conscientizarmos sobre as regras: 'o verde é para seguir, o vermelho é para parar e o amarelo é atenção' ou 'Tia, se beber pode bater'. E, durante as perguntas no teatro: 'Quem já andou sem cadeirinha? Quem já viu passar o sinal vermelho? O que pode causar dirigir com celular?'", contou a pedagoga.

Como agendar

As atividades com a equipe de Educação para o Trânsito podem ser solicitadas pelo telefone 3354-5835 ou on-line. Neste caso, basta preencher o formulário de solicitação de Ação em Escolas e Empresas (abaixo) e encaminhar para o e-mail transito@cariacica.es.gov.br.

A equipe é formada por agentes de trânsito e guardas municipais, que fazem palestras ou apresentam teatros de fantoches.

Clique aqui para preencher o formulário de solicitação de Ação em Escolas e Empresas.