Campanha contra a poliomielite e de multivacinação começa na próxima segunda-feira (8)

A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) começa na próxima segunda-feira (8) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças abaixo de 5 anos e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de menores de 15 anos de idade. A iniciativa, conduzida pelo Ministério da Saúde, vai até o dia 9 de setembro, e no dia 20 acontece o Dia D de vacinação.


“Todos os imunizantes das campanhas já são ofertadas rotineiramente pela Secretaria de Saúde nas salas de vacina do município, inclusive em mutirões realizados nos fins de semana nas Unidades Básicas de Saúde. Nossa meta com a campanha nacional é continuar conscientizando a população a vacinar as crianças e adolescentes”, explica Roberta Goltara, secretária de Saúde.


Todas as vacinas da campanha são ofertadas de segunda a sexta-feira nas UBS que têm sala de vacina. Basta os pais ou responsáveis comparecerem com o cartão de vacinação das crianças e adolescentes. Não é necessário realizar agendamento prévio.


Proteção


O esquema de proteção contra a poliomielite prevê a aplicação de três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, mediante injeção intramuscular. Depois, a criança deve receber reforço com 15 meses e com 4 anos: essas novas doses são ministradas via oral e simbolizadas pelo Zé Gotinha, personagem criado pelo governo brasileiro na década de 1980 para tornar as campanhas de vacinação amigáveis para o público infantil.


Já a multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, conforme calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Dessa forma, são disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19, entre outras.


Salas de vacina


O município de Cariacica conta com 25 salas de vacinação. Das 7h30 às 15h30, a vacinação é oferecida nas UBS de Campo Verde, Cariacica-Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Operário, Jardim América, Sotelândia e Vila Graúna.


Das 7h30 às 18h30, a imunização acontece nas UBS de São Francisco, Valparaíso, Santa Fé, Bela Aurora, Santa Bárbara, Flexal, Rio Marinho e Itaquari.