Equipe do Consultório de Rua promove vacinação e faz doação de agasalhos a pessoas em situação de rua

A equipe do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fez uma ação junto a pessoas em situação de rua na noite desta terça-feira (6). Os servidores ofertaram vacinação contra a Covid-19 e gripe e  fizeram a entrega de sacos de dormir e de agasalhos, além de mapearem os locais onde essa parcela da população se concentra.

Os sacos de dormir e roupas de frio foram produzidos por internos da penitenciária de Vila Velha II, localizado no complexo de Xuri.

A equipe do Consultório de Rua possui formação multiprofissional e desenvolve ações integrais de saúde para atender às necessidades das pessoas em situação de rua que se encontram em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Os profissionais realizam abordagens a essa população com o objetivo de identificar as necessidades de cuidados em saúde, como, por exemplo, encaminhamentos a consultas nas Unidades Básicas de Saúde, atendimento no Centro de Referência de IST/Aids e inserção no Programa Municipal de Álcool e Outras Drogas (Promad). O papel do Consultório de Rua é inserir e dar apoio para que o usuário seja acompanhado na rede municipal de saúde.

"Nossa proposta é levar os serviços da saúde a todos que necessitam. Se essa população não procura nossos equipamentos, temos o Consultório de Rua para levar as ações até ela", destacou Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde.