Cariacica inova com Telegestão da Iluminação Pública: mais economia e rapidez na solução de problemas

Cariacica está inovando na iluminação da cidade. Está sendo implementado no município, desde o início da gestão, o sistema de Telegestão da Iluminação Pública. Com isso, a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) identifica e corrige mais rapidamente qualquer problema.


Em cada luminária, é instalado um dispositivo que se comunica sem fio. Esses dispositivos formam uma rede de comunicação e, por meio dela, é possível controlar e obter informações da lâmpada.


Até o momento, já são mais de 3 mil luminárias monitoradas no município. Até o final da gestão, a expectativa é que todos os 27 mil pontos de iluminação sejam atendidos pela Telegestão.      


Com o sistema é possível identificar pontos de falha, como lâmpadas apagadas à noite e acesas durante o dia; pontos sem energia, entre outros problemas comuns. Também é possível realizar agendamentos para controlar a lâmpada, acendendo ou apagando-a no horário desejado, e até mesmo diminuindo a intensidade dela. Depois, é gerado automaticamente pelo sistema o horário em que a lâmpada ficou acesa, permitindo saber, com precisão, qual o consumo do parque de iluminação.  


Vantagens


Por meio das ordens de serviço automáticas, o município se adianta em relação aos pontos que apresentam defeito e se programam para consertar rapidamente, sem depender de rondas noturnas ou da necessidade de a população informar onde estão os defeitos.  


“Pelo controle da lâmpada é possível realizar agendamentos para diminuir o consumo de energia do município. Isso pode ser feito, por exemplo, reduzindo a intensidade de iluminação em locais ermos durante a madrugada ou até mesmo apagando luminárias de maneira intercalada. Isso também resulta em economia nos gastos públicos”, destacou Marcos Aranda, secretário de Serviços.  


Como funcionava


O método tradicional de controle de lâmpadas é realizado por meio de uma fotocélula com um fotossensor, sem conectividade ou controle do município. Elas identificam quando começa a escurecer e acendem a lâmpada. Quando volta a ficar claro, a lâmpada é apagada.  


A identificação de defeitos é realizada por processo manual, utilizando um call center. É necessário que o munícipe informe o local de defeito ou essa informação pelas rondas das equipes de manutenção pela cidade. A fatura de energia é feita com cálculo estimado de consumo, utilizando-se de um horário padrão uniforme para todas as lâmpadas.