Catálogo digital que preserva história de Cariacica no período da Primeira República do Brasil será lançado nesta quarta-feira (13)

Contar a história de Cariacica no período da Primeira República do Brasil. Este é o objetivo do catálogo digital "O Alvorecer da República: Cariacica e os Primeiros Documentos do Novo Regime Político (1889-1930)", que será lançado nesta quarta-feira (13), na Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande.

O lançamento contará com uma palestra sobre o projeto, das 8h30 às 10h30, para duas turmas de ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Talma Sarmento de Miranda, em São Geraldo.

O objetivo do projeto é realizar a preservação, o inventário e a digitalização dos principais documentos da cidade durante seus primeiros anos de emancipação e fundação (1890). O lançamento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semcec), com recursos da Lei João Bananeira.

O inventário e os documentos digitalizados já estão disponíveis no blog Penedo Cultural e podem ser acessados clicando aqui.

"A elaboração desse catálogo seletivo visa a garantir a preservação do patrimônio documental de Cariacica, além de colaborar e incentivar a pesquisa, resgatando a história e a memória local, com a valorização da identidade e da cultura cariaciquense", explicou o arquivista Michel Caldeira de Souza, um dos idealizadores da obra, juntamente com o coordenador Alexandre Alves Matias e o historiador Tiago de Matos Alves.

O projeto inventariou e digitalizou ofícios, relatórios, correspondências, mapas populacionais, inquéritos policiais, plantas, mapas, fotos e outros documentos que guardam informações relevantes sobre Cariacica, proporcionando acesso à informação e difusão cultural.