Alunos de Cariacica recebem o Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola 2021

Os ganhadores do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola 2021 foram premiados na última sexta-feira (8), em uma cerimônia na Secretaria Municipal de Educação (Seme). Eles são os vencedores das etapas estadual e nacional.


Na categoria Desenho - Grupo 2, o estudante João Pedro Belém Moreira, aluno do 7º ano da Escola Municipal Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias, ficou em primeiro na etapa estadual e em terceiro na etapa nacional. O desenho "Reflexo do Futuro" classificou o aluno para a etapa nacional e mostra um jovem com um uniforme escolar se olhando no espelho e enxergando sua futura profissão.


Destaques


João Pedro foi o único do município a se classificar para a etapa nacional, porém os alunos da rede municipal ficaram em primeiro lugar geral na etapa regional.


Na categoria Conto, Sophia Santos Bessa, do 6º ano, ficou em 1º lugar; e Vytória Edyarda Gomes, do 4º ano, ficou em terceiro. Já a aluna Cacianni da Cruz e Silva, do 7º ano da Escola do Campo, alcançou a terceira colocação na categoria Poesia. O 1º lugar na categoria Música foi alcançado pela estudante Emanuelle Vidal da Cunha, do 4º ano da Emef Stélida Dias.


Os alunos da rede municipal de Cariacica participam efetivamente do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola desde o ano de 2018 e levaram para casa prêmios de primeiro lugar nos anos de 2018 e 2019. Este ano dez escolas da rede municipal participaram, com um total de 2.782 estudantes inscritos.


O prêmio


O concurso visa a reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos participantes e a dedicação dos educadores envolvidos em ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes. O aluno que ficou em terceiro lugar na etapa nacional recebeu troféu, medalha e um notebook.  


Os estudantes classificados em primeiro lugar etapa estadual ganharam celular, troféu e medalha. Quem ficou em segundo recebeu medalha e uma caixa de som. Cariacica foi considerado o município destaque e recebeu troféu, certificado, um projetor e um leitor de livros digitais (Kindle). 


O prêmio, realizado anualmente pelo Ministério Público do Trabalho, tem como objetivo estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador. Em 2021, o tema foi “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”.


O projeto teve ainda maior importância por 2021 ter sido declarado o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), de forma que o MPT na Escola se soma às demais atividades de sensibilização sobre a importância da erradicação urgente do trabalho infantil.