Garotada corajosa: 2.521 crianças já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Cariacica

A criançada está dando um show de coragem nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cariacica. Até esta quarta-feira (26), 2.521 crianças com mais de 5 anos já haviam tomado sua primeira dose de proteção contra a Covid-19.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), esse número corresponde a 6% do público-alvo, que é 39.893 pessoas com idades entre 5 e 11 anos.

Nas 18 UBS que possuem sala de vacinação, a criançada está dando um show de coragem. Algumas ainda levam cartazes para mostrar que não têm medo de agulha, pois querem mesmo é se proteger contra a Covid-19.

Mariana Gomes Rodrigues, de 7 anos, se vacinou na UBS de São Francisco. E o dia da vacinação se transformou num evento para a pequena moradora de Cariacica-Sede. Ela escolheu a roupa, o sapato e o enfeite de cabeça, se penteou toda para o grande momento.

Ela pediu a ajuda do irmão Rodolpho, de 23 anos, para fazer um cartaz com a frase escolhida: “Quem ama, vacina”. E diz que ficou um pouco ansiosa para se proteger contra o vírus. “Eu não aguentava mais esperar para tomar a vacina”, disse a estudante.

Outra menina que estava ansiosa para se imunizar foi a Valentyna Helena Correa, de 10 anos. Na hora da imunização, ela contou com o apoio da mãe, Rúbia Mara Correa, que aproveitou para receber sua dose de reforço.

Já o Pedro Crispim Pereira, 8 anos, sonha em ser prefeito no futuro e, para isso, quer ficar com a saúde em dia. Foi só abrir o agendamento para a vacinação que ele pediu à mãe para tomar sua primeira dose.

Mutirão

Por falar na turma mais jovem de Cariacica, a Semus abriu agendamento de 5 mil doses voltadas para o grupo de 5 a 17 anos. As vacinas serão aplicadas num mutirão que acontecerá nesta sexta-feira (28) e neste sábado (29).

Na sexta-feira, o mutirão será em todas as UBS que possuem sala de vacina, durante todo o dia, com foco na imunização de crianças e adolescentes.

Já no sábado, a vacinação acontecerá em quatro unidades municipais de ensino, também mediante agendamento. As crianças e adolescentes receberão suas doses de proteção contra a Covid-19 no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cleto Prudêncio, em Cariacica-Sede; e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Talma Sarmento, em Campo Grande; São Jorge, em Rio Marinho, e Zaira Manhães, em Nova Rosa da Penha. Os estudantes serão recebidos com pipoca e algodão-doce.

Agendamento

Para realizar o agendamento da criança o pai ou responsável legal deverá fazer cadastro no site vacinaeconfia.es.gov.br, entrar na aba "Dependente" e incluir o nome. No ato da imunização a criança deve estar acompanhada de um responsável maior de 18 anos e estar portando o cartão de vacinação.