Secretaria Municipal de Saúde promove Dia H para diagnosticar hanseníase

A campanha Janeiro Roxo, que consiste no mês de conscientização em torno da hanseníase, segue com atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus). Nesta quarta-feira (26), acontecerá o Dia H, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Francisco, onde acontecerá uma série de consultas para pacientes com suspeita da doença.

Sete médicos e dois enfermeiros vão fazer o atendimento, das 8h30 às 16 horas. Para não haver aglomeração, serão avaliados 40 pacientes selecionados pela Semus em todo o município

A iniciativa está sendo promovida pela própria Secretaria de Saúde, por meio da coordenação do programa de Hanseníase, junto com o programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do município e do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica APS).

“Nossas equipes estão passando por capacitações para fazer o diagnóstico e o acompanhamento, beneficiando os munícipes que precisam fazer esse tipo de tratamento”, ressaltou Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde.

Capacitação

No último dia 18 de janeiro, aconteceu uma capacitação dos fisioterapeutas e enfermeiros, que receberam informações sobre avaliação simplificada em pacientes com hanseníase. Os profissionais foram treinados para analisar o nível de comprometimento neurológico das pessoas que desenvolveram a doença.

Em novembro de 2021, profissionais das equipes de Saúde de Família de Cariacica também receberam aulas práticas dentro do programa “Cariacica Livre da Hanseníase”.

A doença

Anteriormente conhecida como lepra, nome que vem carregado de preconceito, já que a doença não tratada pode provocar a perda de membros como dedos e até o nariz, a hanseníase tem um tratamento bastante eficaz, pois após a primeira dose da medicação o paciente para de transmitir.

Entre os sintomas estão a alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, no tato e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos. Câimbras, dormências e manchas vermelhas ou brancas também são sinais de alerta.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa e pode gerar incapacidades permanentes. Um diagnóstico rápido é muito importante porque o tratamento impede que a doença deixe mais sequelas.