Nova Rosa da Penha ganha ponto de coleta seletiva de lixo

A coleta seletiva de lixo está sendo ampliada em Cariacica. A cidade já contava com dez pontos para o descarte deste tipo resíduo e, na semana passada, mais 11 ecopostos começaram a ser instalados pela Secretaria Municipal de Serviços (Semserv). Nesta terça-feira (4) o bairro Nova Rosa da Penha ganhou um ecoposto.

Os pontos de coleta estão sendo instalados em vias principais, próximos ao comércio, em escolas, unidades de saúde e outros prédios municipais. Além disso, há pontos de coleta seletiva em dez condomínios.

Todo o material recolhido nos ecopostos é repassado para duas associações de catadores de materiais recicláveis do município: Acamarp, em Nova Rosa da Penha, e Flexvida, no bairro Porto Novo.

Como separar o lixo

Os ecopostos são prontos para receber plástico, papel, metal e vidro.

Plástico: garrafas PET, tampas, CDs, DVDs, tubos, canos, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e alimentícios, baldes, bacias, brinquedos, sacolas, saquinhos de leite e isopor.

Papéis: jornais, listas telefônicas, folhetos, caixas de papelão, revistas, folhas de rascunho, cadernos, caixas de leite e suco limpas, envelopes, cartolinas e papéis de embrulho limpos.

Metais: latas limpas de alimentos, refrigerantes, cervejas, marmitas de alumínio limpas, panelas, talheres de aço, tampinhas, arames, pregos, fios, objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo e zinco.

Vidros: garrafas, potes, vidros de conserva, produtos de limpeza e frasco.