Localidade de Destacamento de Cima ganhará obras de drenagem e pavimentação em 2022

A Prefeitura de Cariacica assinou um convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a execução de obras de drenagem e pavimentação na via de acesso à localidade de Destacamento de Cima, na zona rural do município.

A obra, no valor de R$ 3.535 821,37, será realizada em um trecho de quatro quilômetros e deve começar no primeiro semestre de 2022, após o processo de licitação. A execução ficará por conta da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

“Depois de concluída, a obra vai proporcionar mais mobilidade, aumentando o desenvolvimento agrícola e do turismo na região”, destacou Weverton Moraes, secretário municipal de Obras.

O secretário de Agricultura e Pesca, Nilson Teixeira, destaca a importância econômica e turística da obra para a região.

“Por esta estrada são escoados produtos agrícolas de destaque de Cariacica, como a banana orgânica, que abastece os mercados capixaba, carioca e paulista. Além disso, na região há equipamentos de agroturismo que serão diretamente favorecidos, assim como os moradores da região, que terão maior dignidade no ir vir. É uma obra que estava sendo solicitada pela comunidade local há mais de 10 anos e que agora será executada”, avalia o secretário.

Produtores

Os produtores e empresários da região comemoram a pavimentação da via. Rafael Ribeiro, importante produtor de banana orgânica de Duas Bocas, está na expectativa para o início das obras.

“Essa obra vai ter muita importância para os produtores da região que escoam suas mercadorias. Com a estrada calçada vai melhorar muito o nosso trabalho. Quero agradecer a Prefeitura de Cariacica por esse trabalho”, disse o produtor rural.

Proprietário do sítio Pouso do Cristão, localizado em Duas Bocas, o coronel Cosme avalia que a comunidade será amplamente beneficiada.

“A obra vai melhorar o acesso viário para população de Destacamento de Cima e Patioba, facilitar o escoamento da produção de banana orgânica e da pecuária, e atrair novos investidores para o turismo rural da região”, avalia.

O empresário também avalia que vai ampliar a circulação de visitantes da região e daqueles que realizam retiros no sítio. “Podermos iniciar um programa de educação ambiental no sítio e abrir novos cursos de Segurança Pública, aos moldes do curso de Operações Táticas em Mata Atlântica, ocorrido no sítio neste ano de 2021”.