Dedicação de vacinadores é um dos segredos do sucesso do combate à Covid-19 em Cariacica

Michele Nascimento trabalha como vacinadora em Cariacica. Ela tem 43 anos e 16 anos de atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cariacica. Por meio das mãos ágeis de Michele foram imunizadas milhares de pessoas durante esse tempo de trabalho.


Embora ela sempre tenha trabalhado muito, este ano foi o mais intenso na sua vida profissional. Durante a pandemia, ela já vacinou mais de 3.000 pessoas. “Já teve dia de vacinar, sozinha, cerca de 160 pessoas”, calculou Michele.  


A técnica de Enfermagem atua na UBS de Oriente, onde teve a missão de vacinar a própria mãe, dona Alcileia Magno Nascimento, 78 anos; e o filho, Arthur Nascimento, de 15. Também imunizou dezenas de outros parentes e amigos.  


“Sinto muita gratidão por ver minha família sendo vacinada e por saber que milhares de pessoas foram imunizadas por mim e podem ter uma esperança de dias melhores”, agredece a vacinadora Michele.  


Além de Michele, a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) possui outros 41 vacinadores, que atuam em 19 salas de vacina. O trabalho conta com reforço de outros técnicos de enfermagem, dependendo da demanda. Em dias de mutirões, há um acréscimo de oito profissionais para cada local de imunização.


Até o momento, já foram vacinados com a segunda dose 15.047 adolescentes de 12 a 17 anos. Entre o público com 18 anos ou mais, a imunização com a segunda dose já atingiu 228.038 pessoas. Já o reforço para o público entre 18 e 59 anos chegou a 52.159 doses aplicadas. 


“O empenho dos nossos vacinadores foi muito importante para o sucesso da imunização contra a Covid-19 entre nossos munícipes, tanto durante o dia a dia nas UBS, quanto nos mutirões de vacinação. Nós agradecemos a todos eles pelo trabalho feito com tanta dedicação durante este ano de enfrentamento à pandemia”, ressaltou Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde.