Um ano de desenvolvimento: Secretaria de Agricultura e Pesca leva benefícios ao produtor rural

A Zona Rural de Cariacica ocupa 54% da área total do município. E a agricultura e as características turísticas da região receberam atenção especial da gestão durante o ano de 2021. Por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap), foram criadas medidas e alternativas para beneficiar o homem do campo.

“Cariacica criou a 14ª região para potencializar ainda mais a área rural da cidade. A Semap tem procurado conhecer individualmente a realidade de cada produtor e suas necessidades. Temos realizado visitas com o objetivo de conhecer as necessidades e potencialidades do homem do campo", destaca o secretário de Agricultura e Pesca, Nilson Teixeira.

Entre as ações estão a melhoria na infraestrutura com pavimentação de estradas e a entrega de equipamentos a produtores, cadastro e atendimento de agricultores em Cariacica-sede.

"Fizemos o levantamento das estradas que precisam de pavimentação. Algumas dessas vias não recebiam nenhum tipo de manutenção há décadas. Agora em 2021 foi iniciado um serviço importante, que são os quatro quilômetros de pavimentação do trecho que liga Roda D’Água até a Escola do Campo”, continuou o secretário.

Confira os destaques da Secretaria de Agricultura e Pesca em 2021:

Entrega de equipamentos a produtores rurais

Em fevereiro produtores rurais e entidades que promovem a agricultura em Cariacica receberam equipamentos para facilitar o transporte, a logística e o trabalho de mercadorias. Um caminhão baú com isolamento térmico foi destinado à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Cariacica (CAFC). Já a Associação dos Produtores Rurais de Roda D’Água e região (Aproder) recebeu um veículo modelo furgão.

As doações dos veículos foram feitas às entidades rurais via emendas parlamentares e os equipamentos foram adquiridos por meio de um convênio com a Agência de Desenvolvimento da Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Nova ponte da Pedra do Bode

Após mais de 20 anos aguardando, os moradores da região de Maricará receberam em maio a nova estrutura da ponte da Pedra do Bode, toda moderna e metálica.

Há duas décadas os moradores solicitam essa nova ponte de acesso, já que, até então, eles improvisavam a passagem com madeira ou alvenaria. O acesso é muito utilizado por alunos, idosos e trabalhadores.

Atendimento ao produtor rural em Cariacica-sede

Para ficar mais próximo dos produtores da Zona Rural de Cariacica, a Semap desde julho realiza todas as segundas-feiras atendimentos no Centro Cultural Eduartino Silva, em Cariacica-sede, em frente à Praça Marechal Deodoro da Fonseca, das 8h às 16 horas. A partir de 2022, o atendimento passará a ser de segunda a sexta-feira, no mesmo horário.

No local, os produtores rurais podem protocolar diversos pedidos de atendimento: preparação da terra para o plantio, melhoria das estradas, e serviços como aragem do solo.

Feira de Produtos Orgânicos e Agroindústria Familiar

Produtos orgânicos e agroindustrializados e uma diversidade de alimentos entre frutas da época, queijos, verduras, legumes, queijos, defumados e o tradicional pastel com caldo de cana. Esses são alguns dos produtos ofertados na feira orgânica que acontece todas as quintas, das 13 às 17h, no estacionamento da Prefeitura de Cariacica, no Trevo de Alto Lage.

Patrulha Rural

A Patrulha Rural realiza trabalho de manutenção continuada das estradas rurais. Toda a extensão do território é hoje totalmente trafegável. Há casos de estradas que não recebiam manutenção há mais de 10 anos e todas as vias rurais receberam patrolamentos e/ou tratamentos com Revsol, instalação e troca de manilhas e limpeza das margens.

Cadastro de produtores

Só neste ano mais de 150 produtores rurais foram cadastrados para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), o que dinamiza as questões burocráticas da secretaria e favorece o recolhimento tributário.

Pavimentação

A Semap iniciou os serviços de pavimentação nos quatro quilômetros do trecho que liga Roda D’Água até a Escola do Campo. A maior obra de infraestrutura realizada na região.

Lei de Incentivo à Agricultura Familiar e à Pesca

Em 2021 foi elaborada a atualização da lei que regulamenta a composição e atuação do novo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que foi aprovada pela Câmara. Também foi aprovada a Lei de Incentivo ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar e da Pesca Artesanal, que permitirá trazer recursos a serem implantados na agricultura visando uma maior produção.

A Semap executou em parceria com o governo estadual e federal, em caráter extraordinário, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no valor aproximado de R$ 141 mil. Foram adquiridas 66 toneladas de alimentos de agricultores locais, que foram distribuídas a entidades socioassistenciais e/ou famílias assistidas pelos Centros Referência de Assistência Social (CRAS) de Cariacica.