Um ano de desenvolvimento: Educação estabeleceu metas para vencer os desafios causados pela pandemia


O ano de 2021 começou com muitos desafios para a rede municipal de ensino de Cariacica. Com os alunos em ensino remoto, a Secretaria Municipal de Educação precisou definir planos e metas de alcance aos estudantes para garantir a qualidade de ensino e o aprendizado.


Para isso, muito foi feito na educação. Entre muitas ações, destaque para a criação do Centro de Mídias e o aplicativo Dever em Casa, que oportunizou aos alunos uma forma democrática de ter acesso às atividades educacionais. 


"Com certeza foi um ano desafiador. Começamos 2021 com a pandemia ainda muito latente. Nos reinventamos e nos desenvolvemos para atender nossos alunos. Veio a inauguração do Centro de Mídias para os alunos que não possuem acesso à internet e o app #DeverEmCasa. Criamos o ReNova Escola e graças ao projeto contabilizamos 34 unidades reformadas durante o ano", avalia José Roberto Martins Aguiar, secretário de Educação.


Também foram muitos investimentos na infraestrutura das escolas, com reformas e entregas de novas unidades, e na qualificação dos professores, inclusive com repasse de um auxílio para aquisição de equipamentos tecnológicos para auxiliar nas aulas. 


"Estamos empenhados na valorização de professores: criamos programas, concedemos o abono. Outra ação pioneira é o fomento do paradesporto com os alunos da educação especial. Muitas novidades vão surgir em 2022, como a inserção da língua inglesa na educação infantil. Teremos duas escolas cívico-militares e seis em tempo integral”, anunciou José Roberto.


Confira os destaques da Secretaria de Educação em 2021



Centro de Mídias



Alcançar alunos que estavam longe das salas de aulas na pandemia e principalmente aqueles que não possuíam acesso à internet. Esses foram os objetivos do Centro de Mídias da Educação de Cariacica (Cemec), um projeto pioneiro em uma rede pública de ensino do Espírito Santo. Desde maio os 48 mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação de Cariacica podem sintonizar a TV aberta (pelos multicanais 8.2, 8.3 e 8.4.) e assistir às aulas exclusivas, feitas pelos professores da Rede Municipal.


Escolas cívico-militares


Em fevereiro a Prefeitura de Cariacica deu ordem de serviço da segunda etapa da obra para a implantação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Itanguá, a primeira escola cívico-militar do município. A unidade escolar fica localizada no bairro Itanguá, e seu funcionamento está previsto para o ano letivo de 2022.


O ano letivo de 2022 para os alunos da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Cerqueira Lima será de novidades. Além de se tornar uma escola cívico-militar, os estudantes do 6º ao 9º anos terão aulas em outro espaço: a sede da antiga escola estadual Afonso Schwab. Os dois espaços ficam no bairro Jardim América.


Educa-Ação Cariacica


O Programa Educa-Ação Cariacica é o incentivo financeiro que beneficiou professores, pedagogos, coordenadores, assistentes administrativos, bibliotecários, entre outros servidores da Educação, com um auxílio financeiro para aquisição de aparelhos tecnológicos. O valor foi de R$ 3,5 mil para compra de itens como computadores e tablets para desenvolver suas funções pedagógicas e aprimorar as aulas virtuais.


Aulas de inglês na Educação Infantil


Crianças de 4 e 5 anos começaram a ter aulas de inglês em 2021. Para a Seme, o aprendizado do inglês é algo essencial no mercado de trabalho. Pensando no futuro e para enriquecer ainda mais o ensino, neste ano, a Seme incluiu o ensino da Língua Inglesa para os estudantes da Educação Infantil.


Aplicativo #DeverEmCasa


Desde maio os estudantes da rede municipal de Cariacica estão contando com uma ferramenta para auxiliar na educação no período de pandemia. É o aplicativo #DeverEmCasa, uma plataforma gratuita que facilita ainda mais o acesso aos conteúdos das aulas. O aplicativo está disponível para qualquer celular ou tablet e não consome os dados de internet dos alunos.


ReNova Escola


O projeto ReNova Escola possibilitou a reforma de 34 escolas do munícipio somente neste ano. Além disso, quatro novas escolas foram entregues e outras quatro estão em construção. Foram mais de 60 frentes simultâneas de obras. 


Programa Alfabetiza-Ação Cariacica


O programa Alfabetiza-Ação oportunizou a 71 pessoas com mais de 55 anos o aprendizado da leitura e da escrita. O curso de alfabetização é prioritário para quem não teve acesso à escolarização. O intuito do programa é a preparação para o pleno exercício da cidadania.


4º Vem Cantando Cariacica



O Vem Cantando Cariacica é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Educação Integrada, e visa potencializar a cultura musical e valorizar os artistas, compositores, cantores, instrumentistas e intérpretes que estudam nas escolas da rede municipal de ensino. As finais aconteceram no dia 10 de dezembro em um grande evento no Matrix Music Hall. Nesta edição foram 129.189 mil votos para escolher os quatro vencedores. 


Primeiro CMEI em tempo integral de Cariacica


A Seme entregou em julho o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em tempo integral de Cariacica. A escola Celita Nascimento da Rós fica em Jardim América e irá atender 100 alunos na faixa etária de 2 a 5 anos de idade.


Cariacica vai contar com seis escolas em tempo integral em 2022


Uma parceria da Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Educação (Seme), com o grupo Espírito Santo em Ação e com a Associação Empresarial de Cariacica (AEC), vai permitir a implantação do projeto Educação em Tempo Integral no munícipio. Com isso, seis escolas passarão a ofertar o ensino em tempo integral em 2022, ofertando um total de 1.812 vagas.


A modalidade de ensino será nos seguintes locais: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Gladiston Regis Barbosa, em Jardim Botânico; Emef Pautila Rodrigues Xavier, em Jardim América; Emef Alvaro Armeloni, em Oriente; Emef Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde; Emef Cel. PM Orlady Rocha Filho, em Itanguá; e Emef Eliezer Batista, em Jardim América.


Abono aos professores


Um incentivo a quem muito contribui para a educação do município: o prefeito Euclério Sampaio anunciou em novembro o abono de R$ 5 mil a professores ativos, contratados e efetivos da rede municipal de ensino. Esse abono foi possível graças a uma conquista a partir do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que foi aprovado no ano passado e traz na legislação uma nova redistribuição dos recursos.