Secretaria de Esporte e Lazer promove natação para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

As crianças deram um mergulho de representatividade e inclusão com atividades recreativas de natação com direito a pódio na Escola Castro Alves, em Santana. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cariacica (Comdped), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

O evento aconteceu neste sábado (4) e contou com a presença do secretário de Governo, Messias Donato, que representou o prefeito, Euclério Sampaio, o presidente do Comdped Osmar da Silva - Mazinho e o secretário de Esportes e Lazer, Sérgio Luiz Cogo. O objetivo da iniciativa foi relembrar a importância e a relevância do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado na última sexta-feira (3).

Outras ações

Também, na última sexta, foi promovida uma paralimpíada com atividades de atletismo, basquete e futsal, além de panfletagens, na Estação Cidadania-Esporte (Ecec), em Nova Brasília, em parceria com a Semesp.

Além disso, o Comdped promoveu ações em diversos pontos de Cariacica: avenida Expedito Garcia, em Campo Grande e terminais de Itacibá e Campo Grande. Todas alusivas ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é vinculada ao Comdped.

O conselho

O Comdped é composto por 40 membros titulares e suplentes, com membros indicados pelo Poder Executivo, garantindo a representatividade das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Saúde, Esporte, Cultura, Serviços e Obras, e membros indicados pelas entidades da sociedade civil organizada, que são escolhidos por assembleia específica de eleição.

As atribuições do conselho são acompanhar e fiscalizar a efetiva implantação e implementação da política de atendimento da pessoa com deficiência, como também definir e acompanhar prioridades de aplicação dos recursos públicos municipais destinados aos serviços de atendimento e de assistência social voltados para este segmento.

A data

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro. Foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1992. A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos e celebrar as conquistas das pessoas com deficiência.

A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.