Dia Internacional da Luta contra a Aids: testes rápidos de HIV no Faça Fácil nesta quinta-feira (2)

O Dia Internacional da Luta contra a Aids é comemorado anualmente em 1º de dezembro. E, nesta quinta-feira (2), será realizada a ação "A Prevenção é um Laço que Nos Une", a partir das 9 horas, no Faça Fácil, próximo ao Terminal de Campo Grande. O objetivo é conscientizar e informar a população sobre a Aids, fornecer diversos testes, entre outras atividades.

"Na ação vamos realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de distribuição de panfletos informativos sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença e, acima de tudo, auxiliar no combate ao preconceito", explicou Cristina Moreira Leite, coordenadora de políticas de promoções da diversidade sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica (Semas).

A secretária municipal de Saúde Roberta Goltara ressalta a prevenção da doença. "É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre a Aids e conheçam mais sobre ela. A ação do dia 1º de dezembro tem esse objetivo, alcançar todos os públicos e eliminar o preconceito que as pessoas com HIV sofrem na sociedade".

A programação é uma realização da Semus, Coordenação de Diversidade Sexual da Secretaria de Assistência Social (Semas) e Centro de Referência IST/Aids.

CR-IST

O Centro de Referência em IST/Aids (CR-IST) é responsável pelas ações/atividades do Programa Municipal de IST/Aids no município de Cariacica onde funcionam diversos serviços. O Centro fica localizado na Rua Antônio Leandro da Silva, 135, em Alto Lage, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Atualmente, seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia, os serviços funcionam da seguinte forma:

• Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) - testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C para a população em geral a partir de 15 anos. Funciona de forma agendada, das 7h30 às 14h. Agendamento pelo telefone: 3346-6524.
• Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para as pessoas que vivem com HIV - exames de rotina e consultas especializadas e médicas, das 7h às 18h, conforme agendamento.
• Tratamento para sífilis e hepatite C, conforme agendamento.
• Distribuição de medicamento antirretroviral, de infecções oportunistas e IST’s, de segunda a sexta, das 7h às 15h30.

O espaço conta com uma equipe multidisciplinar, composta por clínicos gerais, ginecologista/obstetra, farmacêutico, auxiliar de farmácia, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, cirurgião dentista, auxiliar de serviço odontológico, nutricionista, fisioterapeuta, auxiliares administrativos e uma supervisora.

O Programa Municipal de IST/Aids de Cariacica está ligado aos Programas Estadual e Nacional para a aplicação da Política Nacional de Combate as Intenções Sexualmente Transmissíveis e a Aids.

Confira os serviços disponíveis para a população:
- Atendimento Domiciliar Terapêutico (ADT);
- Palestras sobre IST/Aids para empresas, presídios, escolas e unidade básica de saúde;
- Treinamento de Teste Rápido;
- Orientações pré e pós-testes;
- Aconselhamento para gestão de risco;
- Solicitação e coleta de exames de CD4+ e carga viral para resultados positivos para o HIV;
- Coleta de amostras para exames confirmatórios e complementares;
- Oferta de insumos de prevenção (preservativo vaginal e peniano) e gel lubrificante;
- Ações extramuros pontuais;
- Vinculação de resultados positivos para HIV e hepatites;
- Acompanhamento de PEP;
- Apoio matricial para a Atenção Básica;
- Espaço de formação em serviço;
- Atendimentos individuais e/ou em grupos para as pessoas que vivem com HIV e seus familiares com todas as especialidades do serviço.
- Notificação dos casos, entre outros serviços.

A Prevenção é um Laço que Nos Une

Onde: Faça Fácil, próximo ao Terminal de Campo Grande e Centro Administrativo, em Rio Branco

Quando: quinta (2), a partir das 9 horas no Faça Fácil