Médicos e enfermeiros recebem aulas práticas de como diagnosticar hanseníase

Profissionais das equipes de Saúde de Família de Cariacica estão recebendo aulas práticas dentro do programa “Cariacica Livre da Hanseníase”, que está acontecendo nesta semana no município.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) convidou o médico Jaison Antônio Barreto, que está fazendo o treinamento pessoalmente dos médicos e enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Barreto é do Instituto Lauro de Souza Lima, em Bauru (SP), membro da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e é considerado uma referência no assunto.

As equipes estão recebendo aulas práticas de como fazer o diagnóstico, o acompanhamento e o tratamento do paciente. Para Jaison, há vários desafios para atingir esses objetivos. O primeiro deles é acabar com o estigma da doença, que existe até entre médicos e enfermeiros que atendem as pessoas com suspeita de hanseníase.

“Muitos profissionais se recusam a encostar nos pacientes com medo de serem contaminados, por desconhecerem que a doença não se transmite em um contato de consulta, apenas com contato íntimo, constante e por um longo período de tempo”, salientou o médico.

Jaison Barreto ressalta que as aulas práticas também têm o objetivo de capacitar essas equipes profissionais para fazer o diagnóstico correto e a conduzir um tratamento adequado. Com isso, a expectativa é que, em seis meses, todas as equipes de Saúde da Família estejam aptas para o diagnóstico correto da doença.

Sobre a doença

Anteriormente conhecida como lepra, nome que vem carregado de preconceito, já que a doença não tratada pode provocar a perda de membros como dedos e até o nariz. A hanseníase tem um tratamento bastante eficaz, pois após a primeira dose da medicação o paciente para de transmitir.

Entre os sintomas, estão a alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, no tato e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos. Câimbras, dormências e manchas vermelhas ou brancas também são sinais de alerta.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa e pode gerar incapacidades permanentes. Por isso, Barreto ressalta a importância de um diagnóstico rápido. Segundo ele, o tratamento impede que a doença deixe mais sequelas.

Dia 24 de novembro (quarta-feira)

7h30 às 11h - Capacitação prática na Unidade Básica de Saúde de Cariacica-Sede.

13h às 16h30 - Capacitação prática na Unidade Básica de Saúde de Nova Canaã.

Dia 25 de novembro (quinta-feira)

7h30 às 11h - Capacitação prática na Unidade Básica de Saúde de Itaquari.

13h às 16h30 - Capacitação prática na Unidade Básica de Saúde de Rio Marinho.

Dia 26 de novembro (sexta-feira)

7h30 às 11h - Capacitação prática na Unidade Básica de Saúde de Mucuri.

13h às 16h30 - Encerramento do primeiro ciclo de capacitação do projeto “Cariacica Livre da Hanseníase”. Palestra com o médico Jaison Antônio Barreto, do Instituto Lauro Souza Lima (ILSL).
Local: Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande.