Combate à dengue é abordado de forma divertida pela Secretaria de Saúde em escolas de Cariacica

A dengue, zika e chikungunya, doenças transmissoras pelo mosquito Aedes aegypti, é um assunto muito sério. Mas ele pode ser abordado de forma criativa e divertida como foi feito para os alunos das escolas de Cariacica. Esse é o trabalho do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus), que fez apresentação teatral nesta quinta-feira (18), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Noêmia Costa Lima, em Vista Mar.

Para os pais e crianças foram apresentadas diversas situações de proliferação do mosquito, e como combatê-las, como virar as garrafas de cabeça para baixo, colocar terra nos vasos de planta, eliminar a água parada dos pneus, limpar a caixa d'água, entre outros cuidados.

A referência técnica do Pesms, Dulcinéia Aparecida Campos, ressalta a importância do trabalho. "A prevenção contra as doenças do mosquito da dengue é de suma importância. E ela é abordada de forma divertida, porque tudo é apresentado de forma lúdica. Algumas crianças nos filmam, mostram nosso trabalho para os pais, que também se conscientizam, e o aprendizado é levado para frente", conta ela, que interpreta o mosquito nas apresentações.

Para os próximos dias, haverá apresentações no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ivan Roberto, em Santa Rosa, na quarta (24) e quinta (25); e mais uma vez na Emef Manoel Melo Sobrinho, em Vila Palestina, na sexta (26) e terça (30). O teatro já foi exibido na Emef Gladston Regis Barbosa, em Jardim Botânico e Manoel Mello Sobrinho, em Vila Palestina.