Caminhada de Combate à Obesidade promovida pela Semus é um sucesso na orla de Porto de Santana

Foi um sucesso a 1ª Caminhada de Prevenção à Obesidade, na orla de Porto de Santana, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus). A manhã ensolarada na orla de Porto de Santana foi o cenário que reuniu dezenas de famílias e servidores com o objetivo em comum que foi cuidar da saúde.

“Com a pandemia, as pessoas ficaram mais em casa, se movimentaram menos, o que provocou o aumento do índice de obesidade entre a população. Com eventos como esse, a Prefeitura de Cariacica está incentivando as pessoas a cuidarem da saúde”, ressaltou Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde, que participou da caminhada, junto com outros secretários.

O ponto de encontro foi próximo à portaria da Vale onde foi feita a coleta de dados nutricionais (marcadores de consumo alimentar e antropométricos), aferição da pressão arterial, alongamento e abordagem educativa.

A caminhada da Semus contou ainda com o apoio e incentivo da equipe do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Antônio Cassiano de Moraes (Hucam), com participação dos alunos da Multivix, Ufes e Unisales, além da Secretaria Municipal de Esportes e o Hospital Meridional Cariacica.

Em Cariacica

O objetivo é chamar atenção para o problema de saúde pública, que atinge pessoas de todas as idades. Em Cariacica, segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), 68% dos adultos têm algum grau de obesidade. Entre as crianças, esse percentual chega aos 16%. Já entre os adolescentes, 32% têm obesidade. Cinquenta e quatro por cento dos idosos sofrem com o problema.

Unidades Básicas de Saúde

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos os profissionais das equipes estão preparados para acolher, apoiar o tratamento de indivíduos com sobrepeso e obesidade. Nas UBS também é possível realizar os encaminhamentos, quando necessário, para profissionais da equipe de apoio, como os nutricionistas, que compõem as equipes de 10 unidades de saúde do município e atendem por agenda regulada.