Lei João Bananeira: confira os aprovados no edital da Secretaria de Cultura

Mural de grafitti, livros de crônica, poesias, corais, oficinas, artesanato, gravação de clipes musicais, capoeira, entre tantas outras ações culturais. Esses são apenas alguns dos 30 projetos aprovados no 6º Edital de Seleção de Projetos Culturais da Lei João Bananeira, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (Semcult), que mostram como o cariaciquense tem talento para múltiplas expressões artísticas.

Neste ano foram analisados 130 projetos pela comissão de pareceristas do edital. Cada um dos contemplados vai receber incentivos financeiros que variam entre R$ 6.250,00 e R$ 20.878,00, de acordo com a proposta apresentada. Ao todo a Lei João Bananeira vai repassar R$ 500.000,00 para os projetos culturais de artistas de Cariacica.

"É uma satisfação e uma honra muito grande anunciar os ganhadores do edital. Todos os projetos foram valorosos e escolhidos de uma forma técnica pelos nossos pareceristas. Conseguimos o recurso e, junto ao prefeito Euclério Sampaio, a quem eu quero agradecer, aumentamos o valor da Lei. É um marco histórico em nossa cidade", comemora a secretária de Cultura, Nina Santos.

O objetivo do edital é oferecer oportunidade para produtores, técnicos, artistas, autores, agentes culturais e segmentos da Economia Criativa apresentarem projetos, propostas de apresentação, formação ou outros conteúdos artísticos.

"Essa aprovação é o primeiro passo para que todos consigam realizar os trabalhos com maestria. Espero que, em breve, nossos artistas consigam muito sucesso com os projetos. Nada disso seria possível sem o trabalho da nossa equipe e nossos pareceristas, aos quais eu também sou muito grata", ressaltou a titular da pasta de Cultura.

Os proponentes que não tiveram seus projetos selecionados poderão solicitar o parecer técnico a partir do dia 8 de novembro. Basta agendar no Centro Cultural Frei Civitella, que fica em Campo Grande.

Memorial

Um dos projetos selecionados é o Memorial de Padre Gabriel, da historiadora Thays Ferreira Santos. "O Memorial de Padre Gabriel tem o objetivo de resgatar a história do padre, que foi muito atuante na região. Será uma intervenção urbana em grafitti e que levanta a autoestima da comunidade, dá uma outra cor ao bairro. A Lei João Bananeira é fundamental para a realização desta obra", conta Thays.

O Memorial de Padre Gabriel será um mural em grafitti de 135 metros quadrados no muro do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Padre Gabriel. Além do rosto do padre francês Gabriel Maire, que era muito atuante na região e foi assassinado em 1989, os grafiteiros também vão contar a história do bairro por meio do mural. O projeto também contempla a oferta de minicursos de desenho e roda de conversa com os moradores do entorno.

Crônicas

Outro projeto que foi aprovado é o "Crônicamente Poético", da escritora e jornalista Elaine Dal Gobbo. "A Lei João Bananeira é uma importante política cultural de nossa cidade. Me possibilitou publicar um livro de crônicas na edição passada e me lançar como escritora. Agora, tive outro projeto aprovado, por meio do qual realizarei oficinas literárias para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)".

O livro que Elaine orientará pretende contar microcrônicas e micropoemas escritos por alunos da EJA. "É uma possibilidade de incentivar a leitura, a escrita e os talentos que muita gente ainda não conhece, mas que existem aos montes em nossa cidade, porém, sem muita oportunidade de mostrar seu trabalho", conclui Elaine

Confira aqui a lista completa dos contemplados no 6º Edital de Seleção de Projetos Culturais da Lei João Bananeira

Projetos

Foram apresentados projetos culturais nas seguintes áreas: câmara de patrimônio cultural (de natureza material, imaterial, natural, ecológica e paisagística), artes musicais (erudita, popular, tradicional e experimental), artes cênicas (dança, teatro, circo e ópera), audiovisual (cinema, curtas, documentários e oficinas de vídeo) e artes visuais (colagens, gravuras, fotografia, moda, decoração, charges, desenho, pintura, design e fotografia).

O edital também abrange artistas que trabalham com as câmaras de artes literárias (conto, romance, epopeia, poesia lírica, elegia, ode, cantiga, comédia, tragédia, fantasia, ficção científica e outros subgêneros), artes plásticas (escultura, cerâmica, luthieria, marcenaria e marchetaria), cultura popular (carnaval, folclore, capoeira e artesanato) e arte contemporânea (novas mídias, performance, arte conceitual, hiper-realismo, arte urbana e grafite).

Lei João Bananeira

O financiamento público da Cultura no município de Cariacica é regido pela Lei Municipal de Incentivo Financeiro à Cultura “João Bananeira”, de número 5.477/2015, que visa o fomento à cultura com políticas públicas estruturantes e desburocratizada, com mecanismos inovadores e inéditos no Estado do Espírito Santo.

A lei conta com o repasse direto do benefício aos artistas e produtores culturais residentes na cidade. Cariacica foi o terceiro município do Estado a criar uma lei de incentivo à cultura, a qual recebeu o nome de João Bananeira em homenagem ao tradicional personagem do congo cariaciquense, na região de Roda D'Água.

Para o recebimento dos recursos para a execução de projetos culturais, os proponentes apresentam projetos que cumpram as obrigações e requisitos previstos na legislação vigente e nos editais publicados anualmente.