news

Unidade de Saúde de Jardim América: reforma realiza sonhos de usuários e servidores

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim América é bem representativa para os moradores do município. Foi inaugurada em 9 de dezembro de 1971 e, à época, era uma referência de atendimento à população. Com os passar dos anos, a estrutura ficou sucateada e os problemas na estrutura física se acumularam. Nesta terça-feira (26) a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) mostrará à comunidade a nova realidade da unidade de saúde com a entrega da primeira etapa da reforma, a primeira grande obra de melhoria a qual a edificação é submetida. O evento acontece às 17 horas.   “A reforma era um pedido antigo da população. O município irá oferecer uma nova unidade de saúde, com salas de atendimento mais amplas e refrigeradas, proporcionando maior conforto e dignidade aos munícipes, além de melhorar o ambiente de trabalho aos servidores. Esse é um dos compromissos da gestão do prefeito Euclério Sampaio”, salientou Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde. Obras Essa primeira etapa da reforma consistiu na construção de consultórios médicos e odontológicos, reestruturação da parte elétrica, com troca de fiação, reforma da rede de esgoto e troca de piso. Um dos destaques é a adequação da acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. A falta de acessibilidade era um dos pontos que mais incomodavam Alair Carneiro Sales, que é coordenadora da UBS há cinco anos. Ele é moradora de Jardim América e conta que os pacientes com dificuldade de locomoção enfrentavam problemas para acessar os serviços. Hoje, uma rampa nova em folha foi construída para o acesso de todos. A nova estrutura física também é motivo de orgulho para a coordenadora. “Eu já cheguei a ver a chuva cair do telhado da unidade e estragar equipamentos”, detalhou. Esse tipo de cena também foi presenciado pela auxiliar administrativa Adeliane Sousa da Silva, 53 anos, há 28 trabalhando na UBS de Jardim América. “Chovia e molhava tudo aqui dentro. Eu pensei que eu ia me aposentar sem ver a Unidade de Saúde passar por essa reforma”, lembra ela, que começou a trabalhar no local como auxiliar de serviços gerais. Para o urologista Paulo Fernandes, que atua na UBS de Jardim América há 11 anos, a obra vai propiciar mais conforto para pacientes e também para os servidores. “Ficou espetacular! O atendimento, com certeza, vai melhorar com essa reforma porque teremos mais estrutura para trabalhar”, acrescenta o médico. Usuários do sistema Quem utiliza os serviços oferecidos da Unidade de Saúde só tem a comemorar as mudanças. “A UBS sempre foi uma referência para os moradores. O atendimento é muito bom. Com a estrutura física recuperada, vai ficar melhor ainda”, diz a pedagoga aposentada Graça Vieira, 70 anos, conhecida como Gracinha. Nascido em Jardim América, o pastor Jorge Chagas, 63 anos, viu a construção do prédio da UBS. “Essa reforma está sendo a realização de um sonho que eu achei que não ia acontecer”. Programa A Unidade Básica de Saúde de Jardim América oferece alguns programas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). São eles: Programa Municipal contra o Álcool e Outras Drogas (Promad), Tabagismo, Tuberculose, Hanseníase e Hiperdia, além de oferecer teste do pezinho e consultas com urologia, ortopedia e fisioterapia. A UBS também conta com laboratório próprio. Muitos pacientes recebem todo o tratamento nesses programas na UBS. É o caso do Fábio Luiz Ferreira, 56 anos. “Com essa reforma, dá até mais prazer em me cuidar”, afirma o aposentado, que há mais de 20 anos é usuário da UBS. No programa Hiperdia, para pacientes diabéticos, ele recebe os insumos para fazer o tratamento, como fitas, caneta e lanceta, necessárias para a medicação de glicemia. Segunda etapa Em uma segunda etapa das obras, serão feitas as mesmas melhorias na parte da UBS que estava em funcionamento.