Prefeitura de Cariacica anuncia aumento de 15% para professores e abono de R$ 2 mil para servidores da Educação

No Dia dos Professores, comemorado nesta sexta (15), a Prefeitura de Cariacica anuncia que no dia 2 janeiro de 2022 enviará à Câmara de Vereadores projeto de lei para reajuste de 15% nos salários dos profissionais da Educação e concessão de um abono no valor de R$ 2 mil a todos os servidores que atuam nas escolas.

“Neste Dia do Professor quero parabenizar a todos vocês que cuidam tão bem das nossas crianças e adolescentes nas escolas de Cariacica. Este aumento e o abono que vamos conceder a partir de janeiro de 2022 é uma forma de retribuir tudo que vocês fazem pela educação”, disse o prefeito Euclério Sampaio.

“Nós sabemos que um professor bem remunerado e valorizado se motiva a fazer seu trabalho cada vez melhor, e isso poderá ajudar muito no crescimento da rede municipal de ensino de Cariacica”, enfatizou o secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins Aguiar.

Reajuste

“A Lei Complementar 173, de âmbito federal, veda avanços salariais que poderiam ser concedidos durante o período de pandemia a todos os servidores, de todas as esferas públicas. Porém temos um aceno favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) para conceder este reajuste”, explica o secretário.

Segundo José Roberto, se o STF liberar o reajuste antes de janeiro de 2022, o projeto de lei será encaminhando para a Câmara ainda neste ano de 2021.

Abono

Em relação ao abono de R$ 2 mil, que será pago a todos os servidores que atuam em escolas, com exceção de terceirizados, ele está sendo concedido como forma de compensar a supressão salarial que teve de ser feita nos meses de julho e agosto, de acordo com decisão do Tribunal de Contas do Espírito Santo.

“Fizemos os cálculos e vimos que este percentual que precisou ser suprimido do salário dos servidores de julho até dezembro daria uma média de R$ 1.200,00. Nós colocamos R$ 800,00 a mais para chegar a estes R$ 2 mil, que será pago não só aos professores como a todos os servidores que atuam nas escolas”, frisou José Roberto.