Palestras, rodas de conversa, brincadeiras e lanche nas Unidades de Saúde para comemorar o Dia da Criança

A Semana da Criança será um momento de cuidar da saúde em Cariacica. Os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão contar com uma série de ações, nas próximas semanas, começando nesta quarta-feira (13) e nesta quinta-feira (14).


O tema “Obesidade Infantil" será trabalhado nas UBS por meio de ações educativas, tais como rodas de conversa, realização de palestras, distribuição de materiais informativos (fôlderes e panfletos), exibição de vídeos e outras atividades, como brincadeiras tradicionais e distribuição de pipoca e cachorro-quente.


Os assuntos tratados serão o incentivo à alimentação saudável, às atividades físicas e às brincadeiras ao ar livre.


Já no dia 15 (sexta-feira), às 9 horas, acontecerá uma palestra com a médica pediatra Déborah Nunes De Angeli Serafim, que atua na rede municipal de saúde. O tema será “Conversando sobre Puericultura na Atenção Básica”, e o público-alvo são os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde.


Programação das Unidades Básicas de Saúde (UBS)


UBS DE ITAPEMIRIM


Dia 13 (quarta-feira)


8h30: Atividade recreativa com resgate de brincadeiras tradicionais; orientação sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; orientação sobre saúde bucal; distribuição de mudas e visita à horta da UBS; distribuição de pipoca.


UBS DE SANTA LUZIA


Dia 13 (quarta-feira)


8h30: Brincadeiras com pula-pula e cachorro-quente


UBS DE SÃO GERALDO


Dia 13 (quarta-feira)


Das 7h às 11h: Orientações de saúde em relação à alimentação saudável


UBS DE OPERÁRIO


Dia 14 (quinta-feira)


Das 8h às 15h: Orientação sobre alimentação saudável e saúde bucal; brincadeiras com pula-pula e distribuição de pipoca.


UBS DE SÃO FRANCISCO


Dia 15 (sexta-feira)


Das 9h às 10h30: Avaliação nutricional com preenchimento do marcador de consumo alimentar, jogos educativos, pinturas, atividades artísticas e distribuição de pipocas e balões.


UBS DE NOVA CANAÃ


Dias 19 e no 22 de outubro


8h30: Realização de avaliação para as crianças de 2 a 5 anos com serviços de saúde, avaliação antropométrica e avaliação da caderneta de vacina.