Unidades de Saúde distribuem Caderneta da Saúde da Pessoa Idosa

Esta sexta-feira, dia 1º de outubro, é o Dia Internacional do Idoso. A data existe para que todos façam uma reflexão sobre a situação do idoso na sociedade e sua importância, além de sua valorização. A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) preparou uma programação especial para marcar a data. Na agenda, consta a distribuição de um instrumento muito importante para acompanhar a turma com mais de 60 anos: a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.


O documento, entregue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cariacica, traz uma ficha para registro das informações individuais de cada paciente pelos profissionais de saúde, que poderão, assim, montar um plano de atendimento específico e contínuo para cada idoso atendido no Sistema Único de Saúde (SUS).


Na caderneta é possível encontrar também orientações sobre cuidados como controle da pressão arterial, glicemia, calendário de vacinação e, ainda, sobre o uso de medicamento.


Nesta sexta-feira (1º) e em outros dias do mês, na agenda das UBS, há palestras sobre diversos assuntos, rodas de conversa, atividades físicas orientadas, entre outras, sempre obedecendo as regras de prevenção contra a Covid-19.


Programação


UBS DE SÃO FRANCISCO


Sexta-feira (1º)


14 horas: Palestra “Risco de Queda"


15 horas: Palestra “Saúde Bucal e Câncer de Boca”, seguida de lanche, aferição dos sinais vitais e preenchimento da caderneta do idoso


UBS DE SANTANA


Segunda-feira (4)


8h30: Roda de conversa com nutricionista sobre os temas “Doenças crônicas não transmissíveis” e “Alimentação cardioprotetora”, entrega de caderneta do idoso, aferição dos sinais vitais, orientação sobre a saúde e ornamentação da unidade de saúde de acordo com o tema


UBS DE NOVO BRASIL


Segunda a quarta-feira (4, 5 e 6)


Roda de conversa sobre o tema “Prevenção de quedas” e “Alimentação saudável”, distribuição da caderneta de saúde do idoso e aferição dos sinais vitais


UBS DE SANTA FÉ


Segunda-feira (4)


Avaliação multidimensional da saúde da pessoa idosa com a entrega da caderneta do idoso


13 e 27 de outubro


Rodas de conversas com os temas “Direito da pessoa idosa”, orientação quanto ao uso e armazenamento de medicamentos e acesso a medicamentos no SUS, “Dez passos para uma alimentação saudável”, “Prevenção de quedas”, “Sexualidade e depressão na terceira idade”, “Saúde auditiva e envelhecimento” e “Conhecendo os cuidados paliativos”


UBS DE VALPARAÍSO


6 de outubro


Atividades físicas sob orientação de educadora física e orientação sobre prevenção a quedas