Alunos e corpo docente da escola Amenophis de Assis criam horta comunitária

As boas práticas devem começar na escola. E por conta disso a Escola de Ensino Fundamental (Emef) Amenophis de Assis, do bairro Vale Esperança, está com um projeto especial que envolve todo o corpo docente e alunos. É o projeto “Experiências do pensar a sustentabilidade”, que reúne toda a escola em uma horta na qual são plantadas verduras e legumes para consumo durante as refeições.


Desenvolvido pelo professor Olimpio Muniz Gavi, das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais, com a ajuda de professores, bibliotecário, pedagoga, coordenadora, cozinheiras, vigias e funcionárias da limpeza, o projeto tem sido um sucesso. Todos participam juntos desde o plantio, passando pelos cuidados até o consumo na hora do lanche.


“Este projeto parte da necessidade de uma reinvenção do território escolar buscando a promoção do desenvolvimento de capacidades culturais e de valores sociais, capacitando nosso aluno a interagir com o mundo da complexidade, das interações”, disse diretora Walkiria Baldan de Almeida.


Trabalho


Todos os participantes estão envolvidos e empolgados. “O projeto é muito legal. Propicia aos alunos um aprendizado alegre, eles aguardam ansiosos pela oportunidade de trabalhar na horta”, disse o professor Hélio José Trindade.


A pedagoga Rosiany Açari também comemorou o sucesso. "O projeto proporciona momentos ricos de novas aprendizagens e mudou a rotina da escola, que está mais dinâmica e alegre. Os alunos estão animados, curiosos, envolvidos e participativos. O entusiasmo é tanto que alguns até trazem de casa adubo orgânico, demonstrando alegria e satisfação em fazer parte de todo processo,como preparar a terra, plantar, colher e degustar os alimentos". 


O projeto vai ao encontro dos objetivos dos Programas Saúde na Escola (PSE) e Crescer Saudável, que desenvolvem ações que abrangem os cuidados relativos à alimentação e à nutrição.


De acordo com o professor responsável, Olímpio Muniz Gavi, os alunos aderiram ao projeto com entusiasmo. “Todos se envolveram com o crescimento e manutenção das hortas”, falou.


Resultados


Em quatro meses, os estudantes de quintos e sextos anos envolvidos já colheram o que plantaram. “Nesta semana incluímos alunos dos quartos anos trabalhado na cultura de alface, cebolinha, beterraba, cenoura e jiló. Também temos agora alunos dos sextos anos envolvidos com plantas medicinais. É um cultivo mais demorado, mas eles estão adorando”, disse Olímpio. Ao todo, 125 alunos estão envolvidos nas ações.