Parceria da Educação e do Exército leva esporte e oportunidades a estudantes da rede municipal de ensino

A parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme) com o Programa Forças no Esporte (Profesp), do Exército, continua proporcionando acesso ao esporte em Cariacica. E nesta quinta-feira (23) as atividades serão retomadas após um longo período suspensas por conta da pandemia.

A Escola de Ensino Fundamental (Emef) Renascer, de Padre Gabriel, é a unidade contemplada com o programa, que atende 40 alunos. Por meio das ações do programa, realizadas três vezes por semana, os alunos têm acesso à prática de atividades esportivas e à cultura do esporte. Dentre as ações desenvolvidas no trabalho estão palestras, visitas externas, atividades recreativas e complementares.

O secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins Aguiar, frisa que a disciplina é um dos pontos abordados pelo projeto. "Além de mostrar aos alunos a importância da disciplina, o Profesp apresenta outras possibilidades, como a carreira militar, que é muito bonita. Com o programa também conseguimos atingir nosso objetivo de garantir a permanência do aluno na escola e essa é mais uma estratégia da Seme para garantir essa regularidade", destaca.

O programa

O Projeto Forças no Esporte, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com apoio do Exército Brasileiro, tem como objetivo geral, entre outros, democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.