Prefeitura recolhe cinco cavalos abandonados na Leste-Oeste

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e da Secretaria de Serviços (Semserv), recolheu nesta sexta-feira (17) cinco cavalos abandonados na Rodovia Leste-Oeste. Os animais foram encaminhados ao Rancho Bela Vista, na Serra. O local tem contrato com a Prefeitura de Cariacica para cuidar desses animais.

O secretário de Serviços Marcos Aranda solicita o apoio da população para que não abandonem esses animais nas ruas. "Além do abandono ser ruim para os bichinhos, alguns podem colocar em risco a vida das pessoas, pois muitos deles são resgatados em vias de grande circulação no município", alertou.

Animais de médio e grande portes

Quando chegam ao Rancho Bela Vista, os animais de médio e grande porte recolhidos nas ruas passam por tratamentos, feitos por quatro veterinários e quatro auxiliares, e também recebem chips de identificação.

Os que ainda têm boas condições de saúde podem ser adotados. Mas não é qualquer adoção. Só podem levar esses animais para casa produtores rurais que comprovem ter espaço e condições legais para receberem esses cavalos. Já os que estiverem com a saúde comprometida são levados para propriedades que são usadas como “asilo”, para receberem um final de vida digno.

Animais de pequeno porte

Os animais de pequeno porte abandonados nas ruas também são recolhidos e levados para o Rancho. Eles também passam por uma triagem, recebem um chip de identificação e recebem cuidados com a saúde. No local, os animais são atendidos por uma equipe de 10 veterinários (ortopedistas, cirurgiões e anestesistas), quatro auxiliares, além de dois motoristas e seis funcionários da limpeza. O Rancho Bela Vista também abriga porcos abadonados que são recolhidos nas ruas de Cariacica.

Recolhimento

Para acionar o serviço da UVZ, o munícipe pode ligar para o telefone 3354-7032. Os animais de médio e grande portes que estejam soltos nas ruas, perdidos ou abandonados são recolhidos pela Secretaria Municipal de Serviços de Cariacica (Semserv). Para acionar o serviço basta ligar para os números (27) 98148-0362 (que funciona 24 horas todos os dias da semana). Nos dois casos, também pode ser acionado o telefone da Ouvidoria 162 (que funciona de segunda a sexta, das 8 às 19 horas).

Multas

Atos de abandono e maus-tratos a esses animais podem gerar multa que pode chegar a até R$ 5.000,00, dependendo da gravidade da infração.