Secretaria de Educação abre edital de seleção para assistente de alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme) abre nesta segunda-feira (20) edital de chamamento público do programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC), para assistente de alfabetização. As inscrições deverão ser enviadas no período de 20 a 27 de setembro até as 17 horas neste link.

Para concorrer, o candidato precisa seguir um destes requisitos: ser licenciado em Pedagogia e ter experiência com alfabetização; possuir licenciatura em Pedagogia; ou ser estudante de Pedagogia a partir do 3º período. Além disso, é preciso ter disponibilidade para dedicar-se ao programa e suas formações sempre com foco na aprendizagem do aluno e, ainda, não ter vínculo com a Prefeitura de Cariacica.

O resultado será divulgado no dia 30 de setembro pela Seme e canais oficiais da Prefeitura. A Seme fará contato com os candidatos (as) por meio de e-mail fornecido no ato da inscrição, informando data, horário e local que eles (as) deverão se apresentar. O selecionado (a) precisará realizar o curso Práticas de Alfabetização, de 30 horas, do programa Tempo de Aprender.

Programa

O Tempo de Aprender visa a enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país, dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental. Ao todo, 60 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e três Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) serão contemplados e contarão com o apoio do assistente de alfabetização para auxiliar no desenvolvimento das ações pedagógicas de acordo com a orientação do professor regente.

O programa será financiado com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), específicos para o custeio de materiais pedagógicos como para o ressarcimento dos assistentes de alfabetização que atuarão como voluntários. Os assistentes receberão R$ 150,00 para cada turma em que atuarem por cinco horas semanais, podendo acumular até oito turmas, distribuídas nos dois turnos, chegando a receber até R$ 1.200,00 para atendimento de 40 horas semanais.

Clique aqui e faça a sua inscrição

Confira o edital completo