Alunos de Cmei participam de ação do Setembro Verde sobre inclusão da pessoa com deficiência

Você conhece o Setembro Verde? O mês é marcado pela campanha Setembro Verde, que reforça a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. E para falar sobre o respeito às diferenças com as crianças, foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tarcílio Montanari uma ação educativa nesta sexta-feira (17). 


As crianças participaram de atividades lúdicas e educativas que ressaltam a importância de entender que as pessoas com deficiência possuem os mesmos direitos. Também teve apresentação teatral da personagem Feiona, uma princesa que veio de um reino distante onde todos a achavam diferente. 


“Aproveitamos também para cantar e falar sobre as diferenças ao som do tecladista mágico Oto, que encantou a todos com sua música”, contou Rosemary Randolfi, coordenadora do Cmei.  


Setembro Verde


O mês de setembro foi escolhido considerando que no dia 21 se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído em 2005 pela Lei nº 11.133. A cor verde passou a ser estabelecida para simbolizar esperança de dias melhores para as pessoas com deficiência, além de coincidir com o Dia da Árvore que representa o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições para essas pessoas.


De acordo com o senso do IBGE de 2010, hoje no País são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e mais de 2,5 milhões de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Esses números mostram o quanto é importante chamar a atenção da sociedade para que haja a inclusão social das pessoas com deficiência.