Alunos de CMEI participam de ações educativas sobre inclusão da pessoa com deficiência e conscientização no trânsito

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tarcílio Montanari estão participando de ações educativas sobre inclusão da pessoa com deficiência e conscientização no trânsito. Os projetos são realizados pelas secretarias de Educação (Seme) e Defesa Social (Semdefes). 


Para aprender sobre os cuidados no trânsito os alunos receberam nesta quarta-feira (16) a visita de um agente de trânsito do município.


Jefferson de Amorim, gerente de Trânsito da Semdefes, contou que o objetivo é conhecer as formas e cores das placas utilizadas no trânsito, dos semáforos, aprender sobre faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas.


“A Coordenação de Educação para o Trânsito está mobilizada em levar para as escolas este projeto. Levamos uma viatura oficial para os alunos observarem e interagirem. A meta é fazer com que elas se tornem cidadãos conscientes. Queremos promover uma cultura de maior entendimento dos usuários do trânsito do município”, explica Jefferson.


Joel Freire,Coordenador de Educação para o Trânsito, completou: “As crianças educadas para o trânsito começam cedo a aprender regras básicas de trânsito que serão muito importantes no futuro, uma vez que irão levar esse aprendizado para toda vida e influenciar, de forma construtiva, as pessoas com quem se relacionarem. ... Essa conscientização das crianças o quanto antes sobre seus direitos, deveres e leis do trânsito certamente contribuirá para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, na vida e nas ruas”, falou.


"As atividades práticas sobre trânsito e sinalização são uma forma das crianças aprenderem. Com esta experiência pude perceber que houve um avanço no desenvolvimento da escuta, fala, pensamento e imaginação. Ou seja: um trabalho que valeu a pena ser desenvolvido com a parceira dos agentes, professores e comunidade", disse Rosemary Randolfi, coordenadora do Cmei.


Setembro Verde
E nesta sexta-feira (17) os alunos do Cmei Tarcílio Montanari participarão de atividades alusivas ao Setembro Verde, campanha dedicada à inclusão e visibilidade da pessoa com deficiência.


“Teremos apresentação de uma personagem infantil, um tecladista e um cantor e falaremos sobre a inclusão de forma lúdica e simples”, informou Rosemary.