Projeto Semearte agora é programa permanente da Secretaria de Educação

O projeto Semearte da Secretaria de Educação (Seme) vem desenvolvendo desde 2005 nas unidades de ensino de Cariacica aulas de dança, música, teatro, canto, promovendo a cultura entre os alunos da rede municipal. E nesta terça-feira (17) foi publicada no Diário Oficial a lei que transforma o Semearte em um programa permanente da Seme. 


"Esse é um dos programas mais antigos desenvolvidos na rede de ensino municipal. Criado há mais de 15 anos, porém somente agora, no governo do prefeito Euclerio Sampaio, que passou a ter o verdadeiro reconhecimento. Ficamos muito felizes com isso, pois as atividades culturais, artísticas e esportivas são fundamentais no desenvolvimento integral do ser humano e uma das principais aliadas no processo de aprendizagem dos alunos", ressaltou José Roberto Martins, secretário de Educação.


Saiba mais


Agora chamado de Programa Semearte, ele é constituído por atividades artístico-culturais oferecidas no contraturno dos estudantes e o foco é contribuir no processo educacional, promovendo a formação integral do educando e da comunidade escolar. 


As aulas são ministradas por professores com licenciatura em Artes Cênicas/Teatro, Artes Visuais, Música e Dança, ou ainda, licenciados em outra área com comprovação profissional na área artística solicitada (através de certificados e portfólio no currículo Lattes ou Vitae).


São aulas nas modalidades de dança contemporânea, balé, canto, construção de instrumentos musicais, prática de instrumentos coletivos, percussão, teclado, violão, flauta doce, teoria musical, bandas de congo, bandas marciais, teatro e outros.


No ano de 2020, devido à pandemia, o então projeto Semearte desenvolveu suas atividades em formato virtual, por meio de salas temáticas de dança, musicalização, canto e artes cênicas.


Como participar


Para participar das aulas o aluno tem que estar regularmente matriculado em uma escola da rede municipal e possuir, pelo menos, 75% de presença nas aulas do horário regular.  As aulas são solicitadas pela direção da escola, por meio da comunicação interna do diretor para a Gerência de Educação Integrada da Seme, com formulário de solicitação do programa e as atividades artísticas requeridas. O formulário já foi enviado para os gestores de todas as unidades de ensino do município.