Agosto Dourado: oficina virtual de massagem indiana para mães e gestantes nesta sexta-feira (6)

Para encerrar as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, dentro do Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) convida a todas as mulheres gestantes, puérperas e que estão amamentando para participarem de uma oficina de shantala, que é um tipo de massagem oriental, e que aumenta o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.


A oficina, ministrada pela enfermeira Jéssica Pinheiro Follador de Assis, acontecerá nesta sexta-feira (6), às 10 horas, e quem quiser participar pode clicar aqui e fazer a inscrição.Todas as mulheres também são convidadas a participar de um mamaço virtual, com todas as participantes amamentando ao mesmo tempo.


Prática integrativa


A shantala é uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Trata-se de uma técnica de massagem milenar indiana. A técnica foi difundida no ocidente pelo médico francês Frédérick Leboyer.


Estudos mostram que o método terapêutico pode trazer benefícios respiratórios, digestivos, imunológicos, relaxantes e analgésicos. A massagem para bebês é uma das formas de desenvolver o vínculo afetivo entre mãe e bebê, buscando preservar o contato inicial entre ambos.  


Com este método, é possível suavizar a percepção do mundo exterior, além de estabelecer uma relação semelhante a do útero, onde o bebê estava protegido e nutrido.


“Só pelo aumento do vínculo que a shantala proporciona já dá pra saber que ela vai ajudar também na amamentação”, ressalta a enfermeira Jéssica.