Agosto Dourado: servidores vão receber atualização sobre aleitamento materno nesta quinta-feira (5)

O aleitamento materno é a base da vida e contribui para a saúde, a nutrição e a segurança alimentar da mãe e do bebê. Para garantir que os profissionais estejam capacitados para repassarem as orientações e incentivarem a amamentação na campanha Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica preparou uma programação on-line para atualizar os servidores nesta quinta-feira (5).

É importante salientar que o evento acontece dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno e terá participação de profissionais de renome no cenário estadual e federal. O tema é “Proteger a Amamentação: uma Responsabilidade de Todos”. A programação está marcada para começar às 10h. Quem quiser participar pode clicar aqui.

“As evidências mostram que quanto mais atualizados estiverem os profissionais em relação às orientações e diretrizes sobre as condutas de aleitamento materno e alimentação complementar e quando esses conhecimentos são colocados em prática, maior a chance de que o aleitamento materno seja continuado. Desta forma, a educação em aleitamento materno e formação de profissionais de saúde melhoram o conhecimento, as atitudes”, declarou Vanessa Alvarenga Crispim, referência técnica da área de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus).

Segundo Vanessa os resultados positivos podem ser alcançados através do engajamento, organização e participação de todos os atores dentro do sistema de saúde e parceiros. "Isso significa criar uma rede de apoio que enfatize a responsabilidade compartilhada de apoiar e proteger o aleitamento materno", concluiu.

10h40 – Tema: "Apoio Psicológico no Puerpério e Amamentação"

- Palestrante: Carolina Leão, psicóloga clínica de mulheres e casais, trabalha com acolhimento no ciclo gravídico-puerperal, pré-natal emocional, atenção ao puerpério e situações de perda e luto perinatal.

11h – Tema: "Aleitamento Materno e Introdução Alimentar: Recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos"

- Palestrante: Milena Serenini Bernardes, técnica do Ministério da Saúde

11h20 - "A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) e a Importância do Registro de Informações em Saúde"

- Palestrante: Thaís Silva Almeida de Oliveira, técnica do Ministério da Saúde