Vacina e Confia: tire suas dúvidas sobre o novo sistema de agendamento de vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) está utilizando, desde segunda-feira (19), a plataforma Vacina e Confia ES, do Governo do Estado, para agendamento de vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe (influenza). 


Neste novo sistema, o agendamento é realizado pelo site www.vacinaeconfia.es.gov.br, de forma intuitiva e simplificada, basta realizar um rápido cadastro.


Confira as respostas de algumas perguntas que podem ajudar a navegar pela plataforma.



  • O que é a Plataforma Vacina e Confia?
    A plataforma é disponibilizada à população para cadastro de suas informações, garantindo a opção de agendamento de doses, a comunicação sobre período de aplicação da segunda dose ou informações sobre doses em atraso.
    Para o cidadão que ainda aguarda para iniciar o esquema vacinal, é uma importante ferramenta para auxiliar no dia da vacinação, agilizando o processo. Já para o cidadão que completou o esquema vacinal, a plataforma disponibiliza a declaração do autocadastro e o certificado de vacinação em três línguas (português, inglês e espanhol).
    Para o município é uma ferramenta de controle de registro da dose recebida, estoque, distribuição e aplicação dos imunizantes incorporados ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

  • Como proceder se fiz uma operação errada no momento do cadastro e não consigo desfazer?
    Se algo ocorreu errado, o cidadão pode entrar em contato com os números e e-mail disponibilizados na própria Plataforma, na aba “Contatos”.
    Outro canal de comunicação é por meio da Ouvidoria SUS, da Secretaria da Saúde, no e-mail ouvidoriasus@sesa.es.gov.br ou pelos números 3347-5732 e  3347-5733.

  • Em caso de erros de informações sobre imunizantes e data de aplicação, o que devo fazer?
    Neste caso, a possibilidade é que podem ter ocorrido erros de digitação ao registrar a dose no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e, portanto, este erro refletirá em uma informação incorreta no sistema Vacina e Confia.
    Em caso de erros de informação, a orientação é que entre em contato com números disponíveis na Plataforma na aba “Contato” para solicitar alteração dos dados. 
    O cidadão pode também se dirigir à unidade básica de saúde onde foi realizada a imunização ou a uma mais próxima de sua residência para informar e regularizar a situação. 

  • Fui vacinado, mas o meu cadastro ainda não apareceu na plataforma. Por que isso acontece?
    Todas as informações são acrescidas por meio do serviço de vacinação do município no qual o cidadão recebeu a dose. A orientação é que o período de digitação das doses aplicadas seja o mais breve possível. Caso o cidadão não encontre o registro de sua imunização no site, ele pode se dirigir à unidade básica de saúde onde foi realizada a imunização ou a uma mais próxima de sua residência para informar e regularizar a situação.

  • Por que não consigo cadastrar uma pessoa menor de idade?
    O cadastro de adolescentes e crianças passará a ser disponibilizado na plataforma em breve, e deverá ser realizado pelos pais ou responsáveis legais dos menores de idade em uma aba denominada “Dependentes”.
    Outra possibilidade de agendamento desse público será por meio do estabelecimento de saúde de referência de atendimento.

  • Por que só é possível fazer agendamento para o cadastrado?
    Os acessos ao cadastro são pessoais. Ou seja, cada cidadão precisa ter o seu cadastro para poder agendar sua vacina e ter acesso a outras informações pessoais.
    A plataforma não inviabiliza a possibilidade de outra pessoa realizar o agendamento, desde que tenha acesso ao CPF e senha do cadastro do usuário que será vacinado.
    Sobre as pessoas que ajudam outras a realizarem agendamento, a Semus reforça que o cadastro é individual, porém simples e rápido de ser concluído.
    Esse procedimento é importante visto que os registros da aplicação são resgatados individualizados, não permitindo, por exemplo, agendar uma segunda dose de um imunizante diferente.

  • Existem outras formas de agendamento?
    A Semus informa que as equipes das unidades básicas de saúde continuam à disposição dos munícipes que não possuem acesso à internet para realizar o agendamento de vacinas.