Ação Integrada segue pelo município no combate à dengue

Os trabalhos da Ação Integrada continuam por toda a cidade para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Serviços (Semserv) e Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec). As equipes atuaram nos bairros Novo Horizonte, Vista Dourada, Novo Brasil e Flor de Piranema nesta terça-feira (20).

Desde o dia 7 de julho as equipes atuaram nos córregos dos bairros Campo Verde, Sotelândia, Vasco da Gama, Maracanã, Vista Mar, Padre Gabriel e Alto Lage.

Os procedimentos começam com as equipes da Semserv realizando a limpeza de córregos e canais, a fim de eliminar as áreas de repouso do mosquito, que são os aguapés, vegetações que nascem acima dos córregos.

Em seguida, as equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental e Controle Animal da Semus fazem as aplicações de larvicida nos locais limpos pela Semserv. Já a Semdec fará as ações para notificar o proprietário da área, caso seja necessário.

Cemitérios

A Ação Integrada também atua nos oito cemitérios de Cariacica. Os locais formam um clima propício e ideal para a reprodução do mosquito, principalmente, pelo acúmulo de água proveniente das mangueiras de irrigação e das chuvas que podem ficar represadas em vasos, fendas, entre outros locais.

A Semus definiu que a pulverização nos cemitérios acontecerá na segunda semana de todo mês. O cronograma de aplicação do inseticida segue os critérios epidemiológicos.

Outras ações

A Vigilância Ambiental e Controle Animal também combate o mosquito da dengue, que também é transmissor da zika e chikungunya, por meio do carro fumacê. A cada semana, o veículo passa fazendo a aspersão do larvicida pelas ruas e bairros de Cariacica.

Durante a passagem do carro, a orientação é para que os moradores abram as portas e janelas para que o inseticida chegue ao interior dos imóveis. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados, tais como: proteger crianças e idosos propensos a asma e alergia, cobrir aquários, gaiolas, bebedouros, cobrir os alimentos para evitar o contato com o inseticida.

Como evitar a dengue

• Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;

• Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas fora da chuva;

• Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;

• Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;

• Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;

• Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;

• Lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva;

• Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos e destinados ao lixo correto;

• Cuidados especiais para as plantas que acumulam água como bromélia e espada de são jorge, ponha água somente na terra.