"A Escola no Combate ao Trabalho Infantil": Cariacica concorre mais uma vez ao prêmio do concurso MPT na Escola

A Secretaria de Educação de Cariacica (Seme) está participando do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola 2021 com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. O objetivo do prêmio é incentivar crianças e adolescentes a participarem das ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil por meio da produção artística

Os alunos da rede Municipal de Cariacica participam efetivamente do concurso desde o ano de 2018, levando para casa prêmios de primeiro lugar nos anos de 2018 e 2019. Este ano dez escolas da rede participam: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Paschoal, Maria Augusta Tavares, Stélida Dias, Arthur da Costa e Silva, Luzbel Pretti, São João Chrisóstomo, Escola e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, Laurinda Pereira do Nascimento, Antônio Coutinho de Oliveira e Maria Paiva.

No total, são 2782 estudantes participando do concurso. Eles receberam material do projeto e os professores já participaram de capacitação on-line. As coordenadoras do programa Aline Lira e Roberta Rigo junto com Zé Petinho, mascote do programa, estão visitando as escolas para divulgação do programa.

Sobre o prêmio

As categorias do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola 2021 são: conto, poesia, música e desenho. O concurso visa ainda reconhecer e divulgar os melhores trabalhos produzidos pelos participantes e a dedicação dos educadores envolvidos em ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes por meio de seletivas nas etapas municipal, estadual e nacional.

O prêmio será dividido em dois grupos: alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Etapas

Etapa municipal: nesta fase, cada Secretaria Municipal de Educação participante do projeto fará a seleção dos trabalhos produzidos por suas escolas. Essa fase tem previsão de encerramento em junho.

Etapa estadual: os trabalhos selecionados na fase municipal precisam ser inscritos na etapa estadual até 13 de agosto. Eles serão avaliados por uma Comissão Julgadora Regional criada pela respectiva unidade regional do MPT. O resultado da etapa estadual será publicado até o dia 3 de setembro.

Etapa nacional: Os trabalhos que obtiverem o 1º lugar em cada categoria do prêmio na etapa estadual serão inscritos na etapa nacional até 17 de setembro e os vencedores serão revelados até o dia 12 de outubro.

O Prêmio MPT na Escola 2021 é uma iniciativa do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT.