Posse da Gestão do Conselho Municipal de Educação de Cariacica será nesta quinta (1º)

Acontece nesta quinta (1º) a cerimônia de posse da gestão 2021/2023 dos conselheiros do Conselho Municipal de Educação de Cariacica (Comec). O evento será às 9h, no Auditório Antário Filho, localizado na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme).

O Comec, integrante do Sistema Municipal de Educação de Cariacica, foi criado pela Lei N° 2.067/1990 e hoje é regido pela Lei N° 4.701/2009, que o reestruturou.

"O Comec é muito importante para consolidar todas as políticas educacionais do município. Sem ele muito do que fazemos e propomos não teria eficácia, uma vez  que é um órgão que faz aprovações e recomendaçõs de tudo que realizamos. O Comec é essencial e representa muito bem o sistema municpal de educação. É um grande parceiro para a gestão da educação no muncípio", falou o Secretário de Educação, José Roberto Martins.

Objetivos

O conselho, órgão de deliberação coletiva, de natureza participativa e representativa, tem por finalidade planejar, orientar e disciplinar as atividades de ensino público municipal e de educação infantil, exercendo funções normativas, deliberativas, consultivas e de avaliação da educação municipal. Trata-se de um conselho  composto por representantes do Poder Executivo e da Sociedade Civil.

A atual gestão tem como presidente a conselheira Vívia Camila Côrtes Porto, representante do executivo e, como vice-presidente, a conselheira Márcia Cristina Martins Cravo, representante dos Diretores da Rede Pública Municipal de Cariacica.

Quarenta e quatro conselheiros tomarão posse no COMEC e, por um período de dois anos serão responsáveis por deliberar ações relacionadas à Educação por meio das duas Câmaras de trabalho: Câmara de Avaliação da Educação Básica (CEB) e Câmara de Legislação e Normas (CLN).

A presidente Vívia Camila Côrtes Porto falou: "Iniciamos essa gestão em 2019 sem sabermos os desafios que enfrentaríamos no ano seguinte, quando fomos tomados pela pandemia. Mesmo diante de um contexto sem precedentes na Educação, sentimo-nos honrados por encerrarmos a gestão com a sensação de dever cumprido, considerando que cada parecer expedido, cada documento analisado, cada demanda, encontramos no trabalho coletivo deste Colegiado a construção de possibilidades. Uma honra fazer parte desse momento histórico para o nosso município".