Ação integrada das secretarias de Saúde, Serviços e Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente para combater a dengue

As secretarias de Saúde (Semus), de Serviços (Semserv) e de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) estão unidas por um único objetivo: uma ação integrada combater o mosquito da dengue, da zika e da chikungunya, realizando mutirões de limpeza nesta terça-feira (22). A ação começou com a limpeza no rio Itanguá, entre Itacibá e Tucum.

A ação começa com as equipes da Semserv realizando a limpeza de córregos e canais do município, a fim de eliminar as áreas de repouso do mosquito, que são as vegetações. O secretário de Serviços, Marcos Aranda, destaca que a ação é inédita. "Pela primeira vez, três secretarias se unem para combater o mosquito da dengue. Isso reforça cada vez mais o cuidado com os moradores de Cariacica."

Em seguida, as equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental e Controle Animal fazem as aplicações de larvicida nos locais limpos pela Semserv. "É uma soma de esforços para combater o mosquito transmissor da dengue, em especial, nos locais mais escondidos, que facilitam a reprodução do Aedes Aegypti", conta a subsecretária de Saúde, Juliana Bruno.

Já a Semdec fará as ações para notificar o proprietário, caso seja necessário. A secretária de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Luciana Tibério, explica que existe um prazo para o dono do terreno fazer a limpeza. "O auto de notificação é encaminhado para o responsável limpar o local. Existe um tempo e ele precisa ser cumprido para que não seja necessário aplicar multa", destacou.

Outras ações

A Vigilância Ambiental e Controle Animal também combate o mosquito da dengue, que também é transmissor da zika e chikungunya por meio do carro fumacê. A cada semana, o veículo passa fazendo a aspersão do larvicida pelas ruas e bairros de Cariacica.

Durante a passagem do carro, a orientação é para que os moradores abram as portas e janelas para que o inseticida chegue ao interior dos imóveis. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados, tais como: proteger crianças e idosos propensos a asma e alergia, cobrir aquários, gaiolas, bebedouros, cobrir os alimentos para evitar o contato com a inseticida.