Semus e Conselho Municipal de Saúde abrem consulta pública para elaboração de ações da Saúde

A Prefeitura Municipal de Cariacica, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Conselho Municipal de Saúde, convida a todos a contribuir com a consulta pública, como etapa preparatória da II Conferência Municipal de Saúde, que irá direcionar o planejamento das políticas públicas da área e subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde (2022-2025).

“A gestão quer ouvir a população, não só porque é seu direito, mas porque a construção da política pública de forma participativa é mais eficaz e mais sintonizada com as necessidades do povo”, disse a secretária de Saúde, Roberta Goltara.

O processo de elaboração do plano se dará de forma colaborativa com a participação da população, do Conselho Municipal de Saúde e dos trabalhadores da saúde, identificando os principais desafios para melhorar os serviços da cidade e traçar diretrizes, metas e indicadores que serão desenvolvidos pela gestão municipal. A consulta está aberta até o dia 28 de junho.

Para participar, faça sua colaboração aqui.

O resultado será a base para a construção do documento que será discutido na segunda conferência municipal de saúde, que acontecerá no dia 3 de julho, de forma on-line. No dia do evento vai acontecer uma mesa redonda com o tema central: “O papel da gestão municipal do sus durante e após a pandemia da Covid-19” e a discussão das propostas apresentadas pela população na consulta pública.

Podem participar pessoas dos quatro seguimentos que são de interesse do sistema públicos de saúde: os usuários do SUS, os trabalhadores da saúde, os prestadores de serviço e gestores.