Educa-Ação Cariacica: programa de incentivo financeiro aos profissionais da Educação é lançado nesta quinta-feira (10)

A Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme) deu um importante passo para melhorar ainda mais qualidade do ensino nas escolas municipais com o lançamento do programa Educa-Ação Cariacica. Trata-se de um incentivo financeiro no município para que os profissionais da educação possam adquirir equipamentos tecnológicos para aprimorar o desenvolvimento de suas aulas.

O evento de lançamento aconteceu nesta quinta-feira, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, com a presença do prefeito Euclério Sampaio, secretários municipais e representantes das escolas do município.

O Educa-Ação Cariacica vai beneficiar professores, pedagogos, coordenadores, assistentes administrativos, bibliotecários, entre outros servidores da Educação com um auxílio de R$ 3,5 mil para serem utilizados na aquisição de aparelhos tecnológicos como computadores e tablets que beneficiem o servidor a desenvolver suas funções pedagógicas e aprimorar as aulas virtuais, por exemplo. Os itens só podem ser comprados no município de Cariacica.

O objetivo do Educa-Ação Cariacica é contribuir para o desenvolvimento profissional dos servidores da educação; auxiliar na melhoria e aprimoramento permanente da qualidade da educação básica pública municipal; instigar a redução os índices de evasão escolar na rede de ensino de Cariacica estimular as boas práticas pedagógicas nas unidades escolares.

"Muitos professores têm feito aulas on-line por conta do período de pandemia, mas alguns não possuem estrutura para isso. O incentivo financeiro servirá para melhorar ainda mais o ambiente de aulas do profissional, uma forma de aproximar mais a escola do aluno", afirmou o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar.

Incentivo

A Seme vai realizar o repasse financeiro aos profissionais da educação com periodicidade anual. O primeiro aporte será de R$ 3.500,00, dividido em duas parcelas, sendo a primeira de R$ 2.000,00 e a segunda de R$ 1.500,00. O dinheiro deverá ser utilizado exclusivamente para aquisição de materiais e equipamentos destinados ao desenvolvimento e à utilização de tecnologias educacionais. Todos os materiais devem ser comprados em estabelecimentos comerciais de Cariacica, a fim de movimentar a economia do município.

Após o primeiro ano, o incentivo anual será de R$ 2.000,00. Os servidores terão acesso ao benefício por meio de um cartão de débito nominal.

Internet

Além do benefício para os servidores da Educação, a Seme também contemplará os professores em exercício o custeio de provedor de internet para os servidores que realizam atividades on-line. O valor deste benefício é de R$ 50,00 mensais e será disponibilizado na folha de pagamento do professor.