Distanciamento e uso de máscaras marcam o primeiro dia de aula presencial nas escolas em Cariacica

Após um longo período com aulas virtuais, parte dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Cariacica voltaram às aulas nesta terça-feira (8). Logo na entrada, respeitando o distanciamento de 1,5m, e usando máscaras, de acordo com o protocolo de orientações de combate à Covid-19, os alunos do Ensino Fundamental I receberam aferição de temperatura e álcool em gel nas mãos.

Nas salas de aula, todas sinalizadas, as carteiras estavam separadas e demarcadas, também respeitando o distanciamento necessário. Todos os professores e funcionários, que já estão vacinados, estavam devidamente paramentados com máscara, face shield e, também, respeitando o distanciamento entre os alunos.

O secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, está confiante com os próximos resultados do retorno às aulas. "Hoje foi um dia tranquilo. Superou as expectativas. Esperamos que seja assim com os demais grupos que irão retornar nos próximos dias, com todos os professores vacinados e alunos respeitando o distanciamento", afirmou.

A dona de casa Luziana Sneider de Oliveira aprovou o retorno, bem como sua filha Elaine, de 9 anos, que está no terceiro ano do Ensino Fundamental I na Emef Arthur da Costa e Silva, no bairro Aparecida. "Ela foi a primeira a chegar. Não dormiu direito, pois estava muito ansiosa. Eu vi a dedicação dos funcionários para tomar todos os cuidados necessários. A escola está ótima, bem estruturada. Minha filha também adorou. Está aprovado!", destacou.

O retorno das aulas também contou com a presença do Zé Petinho, o mascote da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme), que deu as boas-vindas aos estudantes. Ele é símbolo da luta da erradicação do trabalho infantil.

Retorno fracionado

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) criou um sistema para retorno escalonado das atividades presenciais e o primeiro grupo que voltou para a sala de aula nesta terça (8) é o de alunos do Ensino Fundamental I.

As aulas acontecerão de forma híbrida e as famílias e alunos puderam escolher se continuam somente com o ensino no sistema remoto, ou se retornam para as escolas. A estimativa da Seme é que 68% dos 48 mil alunos da rede municipal retornem às aulas presenciais.

No próximo dia 15 voltam as aulas dos alunos de 4 e 5 anos da Educação Infantil; e no dia 22, Ensino Fundamental 2 e Educação de Jovens Adultos (EJA). As crianças de um a três anos continuarão as aulas de forma não presencial, aguardando a liberação das autoridades de saúde para retorno presencial.

Regras

A Seme definiu que a volta às aulas presenciais será com revezamento dos alunos, no sistema híbrido, sendo permitida ocupação máxima de 50% dos alunos nas escolas. Quando estiverem em casa, as atividades serão realizadas de maneira virtual, com o recurso da TV aberta ou por atividades impressas entregues pelas escolas.

Todas as escolas estarão sinalizadas e haverá orientação do corpo docente para que os estudantes mantenham um distanciamento mínimo de 1,5m. Todos os alunos e professores receberão máscaras e haverá aferição de temperatura na entrada e álcool 70% à disposição de todos que estiverem no interior das escolas.

Centro de Mídias

Para dar suporte aos alunos nas aulas remotas, Cariacica está com o Centro de Mídias da Educação de Cariacica (Cemec), um projeto pioneiro em uma rede pública de ensino do Espírito Santo. Por meio dele os 48 mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação de Cariacica podem sintonizar a TV aberta e assistir às aulas exclusivas, elaboradas pelos professores da Rede Municipal. Os alunos podem contar ainda com o aplicativo #deveremcasa que é gratuito e auxilia nos estudos.