Educação: em tempo recorde, município trabalha em obras simultâneas em 60 escolas

Garantir uma educação de qualidade aos estudantes da rede, incentivar o corpo docente e ofertar espaços escolares seguros e bem equipados é missão da Secretaria de Educação de Cariacica (Seme). E para melhorar as escolas e ser referência na Educação, a Prefeitura de Cariacica está concentrando esforços na construção, reforma e manutenção de 60 escolas, um número recorde para o município.

"Os alunos da rede municipal vão retornar às aulas presenciais a partir de 8 de junho e muitos já entrarão em um novo espaço, como os alunos da Emef Jocarly Gomes Salles, que vão encontrar uma escola toda adaptada aos alunos com necessidades especiais. Além das reformas nas já existentes, teremos entregas de novas escolas. Hoje temos 115 escolas e no final de 2022, serão 120.  O que move qualquer ação de gestão na Educação é a aprendizagem. O que vale é que a criança aprenda. Estamos trabalhando para isso. As obras tanto das escolas, quanto nas ruas do município, são pensando nessas crianças e jovens, dando condições para que elas aprendam em ambientes melhores", declarou o secretário de Educação, José Roberto Martins.

Principais obras

Nesta semana os 295 alunos da Escola de Ensino Fundamental Jocarly Gomes Salles receberam um espaço totalmente reformado e adequado aos alunos da Educação Especial. Além disso, estão em adamento reformas em Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) estão em reforma. Em construção estão osCMEIs de Alzira Ramos, Campo Verde II e Vila Prudêncio.

A Escola de Ensino Fundamental (Emef) Laurinda Pereira Nascimento estará em breve novinha em folha: o local está recebendo reforma geral das áreas externas contemplando reconstrução do piso do pátio, reforma da quadra, pintura de muros e fachadas, pintura interna, execução de muros de contenção e substituição de todo o telhado.

Já a Emef de Itanguá está na segunda etapa da obra, que marca a implantação da primeira Escola Cívico-Militar do município. Na Emef Hilda Scarpino acontece reforma interna, incluindo pintura geral de alvenarias, esquadrias e grades, assentamento de barra cerâmica, reforma de banheiros, revisão hidrosanitária e revisão elétrica geral.

Na Emef Ayrton Senna acontecem ações de reparo e revisão geral no telhado,  revisão hidrosanitária e elétrica, pintura em área afetadas, substituição de divisórias danificadas, reparo em cerâmica nos banheiros, substituição de quadros em salas de aula e biblioteca, pintura geral de fachadas e execução de mureta com alambrado para proteção.