Unidades Básicas de Saúde começam a receber as câmaras frias para armazenamento de vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) começou a distribuir para as unidades básicas de saúde as 31 câmaras frias para armazenamento do estoque de vacinas de Cariacica. Elas foram adquiridas com o objetivo de equipar todas as 29 unidades de saúde da cidade e ainda reforçar a rede de saúde com mais dois equipamentos. O investimento foi de RS 432.450,00.

As primeiras sete câmaras foram distribuídas nesta terça-feira (1º) e foram entregues às salas de vacinação das Unidades Básica de Saúde (UBS) de Itaquari, Porto de Santana, Flexal II, Nova Rosa da Penha II, Santa Fé, Santa Bárbara e Rio Marinho. O restante dos equipamentos serão distribuídos nas próximas semanas.

“Atualmente, contamos com quatro câmaras frias na rede de saúde e utilizamos toda uma logística para que os imunizantes cheguem às unidades. Com as novas câmaras as vacinas já ficarão armazenadas no local de vacinação. Os novos equipamentos servem para armazenar todo tipo de imunizante, tanto as vacinas contra a Covid-19 quanto às de rotina. As câmaras vão oferecer mais segurança, porque permitem o controle da temperatura, evitando perdas”, explica a secretária de Saúde de Cariacica, Roberta Goltara.

Os equipamentos seguem rigorosamente todas as normas de resolução específica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a chegada das câmaras todas as 29 unidades de saúde passam a ter sua própria sala de vacinação.

Cariacica possui hoje 17 salas de vacina funcionando e com toda a estrutura necessária para um atendimento seguro e eficaz à população, o que resultou em uma excelente classificação em inspeção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).