Unidades de Saúde ganham hortas com ervas medicinais

Imagine marcar um atendimento numa Unidade Básica de Saúde e tomar um chá feito com ervas fresquinhas, colhidas na própria área da UBS. Isso está sendo possível em três locais onde existem projetos de hortas e jardins terapêuticos. A iniciativa faz parte das Práticas Integrativas Complentares de Saúde (PICS), implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) nas UBS de Itapemirim, Santa Fé e Sotelândia, com grandes possibilidades de expansão.

O projeto é uma iniciativa sustentável, de baixo custo e de fácil aplicação. As mudas são feitas em crivos de ovos, rolinhos de papel higiênico e garrafas pet e são utilizadas para delimitar os canteiros, onde são plantadas ervas medicinais, boldo, cebolinha ou coentro. Os espaços são cuidados e os produtos consumidos por profissionais da UBS e a própria comunidade. A ideia é expandir para outras unidades.

Consumo consciente

A construção das hortas comunitárias busca incentivar o consumo consciente e o desenvolvimento local sustentável. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, visando a redução do consumo de alimentos industrializados e com agrotóxicos, e a utilização de medicamentos em excesso, priorizando e estimulando o consumo de alimentos e ervas naturais.

“Além disso, queremos estimular o plantio de hortas residenciais, uma vez que o município tem fortes características rurais e boa parte das residências tem quintais, ofertar chás para a população nas UBS, utilizar como espaço terapêutico para os profissionais e para a população”, complementou Vanessa Alvarenga Crispim, referência técnica da área de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus).

“A experiência da implantação da horta e jardim terapêutico na UBS Itapemirim está sendo muito enriquecedora, pois aproxima os usuários e servidores dos alimentos e plantas medicinais, estimula hábitos saudáveis e promove a autonomia quanto a criação de hortas caseiras. O envolvimento da comunidade para manutenção do espaço também merece destaque. Nossa horta e jardim são coletivos, todos podem  plantar, cuidar, cultivar e colher”, explica a nutricionista Mirian Ramalho Possato.

Já para a Christiane Kale Santos Soares, estagiária de Nutrição, o projeto da horta é uma forma prazerosa de interagir e promover essa conscientização dos benefícios ambientais, sustentáveis e de educação. “Como estagiária de Nutrição vejo que é  importante essa interação direta com a natureza para conhecer  mais sobre a origem dos alimentos”.