#deveremcasa: Secretaria de Educação vai lançar aplicativo gratuito para estudantes da rede municipal

Os alunos da rede municipal de ensino de Cariacica contarão com uma novidade para acompanhar as aulas de forma remota: no próximo dia 20 a Secretaria Municipal de Educação (Seme) lança o aplicativo #deveremcasa, uma plataforma gratuita que vai facilitar ainda mais o acesso aos conteúdos das aulas.

O aplicativo, além de ser gratuito e estar disponível para qualquer celular ou tablet, também não consome os dados de internet dos alunos. O único momento em que os dados de internet são gastos será na hora de baixar o aplicativo. Para o Secretário de Educação, José Roberto Martins, este é mais um grande passo para o município e um diferencial para o aprendizado dos alunos.

“O lançamento do aplicativo representa o olhar responsável da gestão municipal, visando democratizar o acesso à internet como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem de todos os alunos. Sabemos como é difícil garantir que conteúdos pedagógicos interativos cheguem principalmente às famílias de baixa renda. Movidos por essa questão socioeconômica a Seme foi à procura de alternativas para oportunizar igualdade aos nossos alunos. O aplicativo, somando-se ao aperfeiçoamento das aulas pela TV aberta, será incorporado às práticas pedagógicas e formativas da rede, representando um grande legado para a educação", analisa o secretário.

Conteúdo

Todo conteúdo disponibilizado no aplicativo será dividido de acordo com o ano de estudo dos alunos. Crianças matriculadas no primeiro ao quinto ano receberão o conteúdo por componente curricular, ou seja,  por disciplina. No caso da educação infantil, será ofertado por temáticas.

A plataforma terá dois menus pincipais, o "Estude" e o "Pratique", sendo o primeiro com conteúdos das aulas o e o segundo com os exercícios. O aluno poderá estudar de qualquer lugar, a qualquer hora, e fazer atividades, exercícios interativos com correção em tempo real. Além disso, o aluno poderá interagir com outros colegas, trocando ideias e tirando dúvidas.

Lançamento

Por conta da pandemia o lançamento oficial acontecerá de forma on-line¸ às 18h30 do próximo dia 20, pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4 da Record News. Ele ocorrerá junto ao lançamento do Centro de Mídias de Cariacica, que oferecerá aulas com conteúdo próprio pela tv aberta.

O novo conceito proporciona uma educação ainda mais significativa para os alunos, no que se refere ao conteúdo, e todas as equipes estão alinhadas para garantir a melhor adequação dos assuntos que não foram trabalhados em 2020 devido à interrupção das aulas presenciais provocada pela pandemia.