Cariacica recebe 31 câmaras frias para armazenar vacinas nas Unidades de Saúde

Chegaram nesta segunda-feira as 31 câmaras frias para armazenamento do estoque de vacinas de Cariacica. A aquisição tem como objetivo equipar todas as 29 unidades de saúde da cidade e ainda reforçar a rede de saúde com mais dois equipamentos. O investimento é de RS 432.450,00.


“Atualmente, contamos com quatro câmaras frias na rede de saúde e utilizamos toda uma logística para que os imunizantes cheguem às unidades. Com as novas câmaras as vacinas já ficarão armazenadas no local de vacinação. Os novos equipamentos servem para armazenar todo tipo de imunizante, tanto as vacinas contra a Covid-19 quanto às de rotina. As câmaras vão oferecer mais segurança, porque permitem o controle da temperatura, evitando perdas”, explica a secretária de Saúde de Cariacica, Roberta Goltara.


Os equipamentos seguem rigorosamente todas as normas de resolução específica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a chegada das câmaras todas as 29 unidades de saúde passam a ter sua própria sala de vacinação. O início da distribuição será imediato. "A chegada dessas câmaras frias representa uma grande conquista para o nosso município de Cariacica que anseia por isso há anos", salienta a secretária.


Cariacica possui hoje 17 salas de vacina funcionando e com toda a estrutura necessária para um atendimento seguro e eficaz à população, o que resultou em uma excelente classificação em inspeção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).


“Estamos em processo de contratação de profissionais para colocar essas novas salas de imunização em funcionamento o mais rápido possível. E nossas atuais salas de vacina receberam nota 9 após inspeção da Sesa, o que nos deixa felizes e gratos aos servidores da saúde pelo excelente trabalho desenvolvido”, conta a secretária.