Estudantes das escolas municipais vão receber 47 mil kits de alimentos da agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme) iniciou nesta segunda-feira (3) a entrega de kits da agricultura familiar, as chamadas cestas verdes, para os 47 mil alunos do município.

As famílias dos estudantes das 113 escolas do município vão receber itens como banana-prata, aipim, inhame, biscoito caseiro, cenoura e até iogurte. Cada cesta vai com produtos diferentes, ou seja, nenhuma é igual à outra. Vai depender do dia da distribuição e da região onde serão distribuídos.

O secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, explicou que as cestas verdes foram compradas diretamente de trabalhadores da Cooperativa dos Agricultores de Cariacica. O município investiu cerca de R$ 1,2 milhão na compra desses produtos.

Essas cestas vão complementar o cardápio das famílias de estudantes da rede municipal, que já recebem os kits alimentação com produtos não perecíveis. A entrega desses alimentos começou em 14 de abril e deve ser concluída nesta semana.

Já a entrega das cestas verdes deve demorar um pouco mais. As famílias dos estudantes serão chamadas pelas direções das escolas e devem retirar os vegetais no mesmo dia, por se tratar de produtos perecíveis.

“Essas cestas vão complementar a alimentação dos estudantes. Se estivessem na escola, receberiam merenda com todos os componentes nutricionais equilibrados. Mas como não estão podem receber pelo menos esse reforço”, ressalta o secretário de Educação.

Nesta terça-feira (3), vão receber as cestas verdes as famílias dos estudantes das escolas Emef Gladiston Régis Barbosa, Emef São João Chrisostomo, Emef Antero José, Emef Hemogenia Maria da Conceição, Emef Ângelo Zani, Emef Luzbel Pretti, CMEI  Abílio Luiz, CMEI  Maria Inês, CMEI  Emiliana Gilles, CMEI José Luiz Araújo e CMEI Jacy Pereira.