Conselheiros do Novo Fundeb tomam posse

Os novos conselheiros da gestão 2021/2022 do Conselho Municipal do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de Cariacica tomaram posse nesta quinta-feira (22). O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, participou da cerimônia.

Estes conselheiros terão uma primordial função de acompanhar e controlar a distribuição, a transparência e a aplicação dos recursos municipais para a Educação. “Com o conselho nós investimos na melhoria da educação e na valorização dos profissionais da área”, avalia o secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins.

O Novo Fundeb é um fundo especial de natureza contábil e de âmbito estadual e municipal que tem como objetivo fazer com que haja menos desigualdade de recursos entre as redes de ensino. O fundo passou a ser permanente instrumento de financiamento da educação pública, por meio da Emenda Constitucional nº 108, de 27 de agosto de 2020, e está regulamentada na Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

“O Fundeb deixou de ser transitório e passou a ser permanente. Hoje demos posse aos conselheiros que irão realizar a gestão transparente da aplicação dos recursos e dos gastos que serão feitos pelo município”, afirma o secretário.