Projeto de pesquisa vai atuar no combate à obesidade infantil em Cariacica

A obesidade infantil tem se tornado algo comum no século XXI. E o quadro se agrava, em tempos de pandemia, quando as crianças estão em casa, afastadas de suas atividades do dia a dia. Por conta disso, o projeto de pesquisa: “Prevenção da obesidade infantil na atenção primária em saúde: um ensaio comunitário na Região Metropolitana de Vitória" vai ser desenvolvido em Cariacica com as famílias com crianças de 7 a 10 anos.


O projeto será trabalhado nas crianças cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tem como objetivo principal avaliar o impacto de uma abordagem multidisciplinar na prevenção da obesidade infantil. O trabalho é coordenado pela professora Maria del Carmen Bisi Molina, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e conta com a participação de pesquisadores de diferentes áreas da própria Ufes, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Estácio de Sá, além de profissionais de saúde dos municípios.


Plano Municipal de Enfrentamento da Obesidade


Com essa proposta, eles vão atuar com ações previstas para promoção da alimentação saudável e de atividade física na atenção primária. Pretende-se dotar, assim, esses municípios de condições favoráveis ao desenvolvimento do plano elaborado com a participação de profissionais de saúde, pesquisadores e comunidade. Serão convidadas todas as famílias com crianças de 7 a 10 anos, cadastradas nas UBS, por meio de banner, outras mídias e nas visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde.