Cariacica compra 31 câmaras frias para armazenamento de vacinas

Por , postado em 26/03/2021
Fotos Claudio Postay

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica acaba de adquirir 31 câmaras frias para armazenamento do estoque de vacinas do município. A aquisição tem como objetivo equipar todas as 29 unidades de saúde da cidade e ainda reforçar a rede de saúde com mais dois equipamentos.

Os equipamentos estão previstos para chegar no próximo mês e seguem rigorosamente todas as normas de resolução específica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Estamos nos preparando de forma antecipada para o aumento esperado do volume de vacinas contra a Covid-19 que vamos receber. Hoje contamos com quatro câmaras frias na rede de saúde e utilizamos toda uma logística para que os imunizantes cheguem às unidades. Com as novas câmaras as vacinas já ficarão armazenadas no local de vacinação. Os novos equipamentos servem para armazenar todo tipo de imunizante, tanto as vacinas contra a Covid-19 quanto às de rotina”, explica a secretária de Saúde de Cariacica, Roberta Goltara.

Com a chegada das câmaras todas as 29 unidades de saúde passam a ter sua própria sala de vacinação. Cariacica possui hoje 17 salas de vacina funcionando e com toda a estrutura necessária para um atendimento seguro e eficaz à população, o que resultou em uma excelente classificação em inspeção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Estamos em processo de contratação de profissionais para colocar essas novas salas de imunização em funcionamento o mais rápido possível. E nossas atuais salas de vacina receberam nota 9 após inspeção da Sesa, o que nos deixa felizes e gratos aos servidores da saúde pelo excelente trabalho desenvolvido”, conta a secretária.

Vacinação

E amanhã, dia 27 (sábado), Cariacica terá uma grande campanha de vacinação em todas as 29 unidades de saúde, que estarão abertas das 8h às 16h. A expectativa é imunizar cerca de cinco mil pessoas, entre idosos acima de 70 anos (primeira dose); idosos acima de 75 (primeira dose); idosos acima de 80 (segunda dose) e trabalhadores ativos da Saúde.

Vacinação contra a Covid-19 em todas as unidades de saúde, neste sábado