Artistas capixabas serão homenageados em festival online

O que Vera Viana, Alcione Dias, Luiz Tadeu Teixeira, Maílson Henriques, Wilson Nunes e Edith Bulhões têm em comum? Todos são importantes artistas para a construção do cenário cultural capixaba. E eles, entre muitas outras personalidades, em vida e em memória, serão homenageadas, em formato online, por meio do projeto “Cine em Cena”, do Festival Nacional de Teatro – Cidade de Vitória (Fenatevi).

A homenagem acontecerá a partir de sexta-feira (19), às 19h, no canal do YouTube da produtora Ratimbum Produções, se estendendo até o dia 22. O evento tem apoio da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), da Lei Aldir Blanc e do Ministério do Turismo (MTur).

Serão quatro dias de apresentação para homenagear muitos atores, atrizes, jornalistas, técnicos de teatro, dramaturgos, produtores e diretores capixabas que contribuíram para divulgar o teatro do Espírito Santo no Brasil e no mundo, para que a atuação deles na cultura capixaba seja sempre lembrada.

As cortinas se abrem na sexta (19), com uma live de lançamento, transmitida nas plataformas Google Meet, YouTube e Facebook da Ratimbum Produções. O público também poderá participar por meio de comentários. Serão abordados temas como a história do projeto, dos homenageados, a história do teatro de Cariacica, entre outros assuntos. Presença confirmada da mediadora, a atriz Beth Caser, da secretária de Cultura, Nina Santos, da produtora do Cine em Cena, Tayx Moraesx, das artistas e produtoras culturais, Tina Moreira e Elenice Moreira, além do ator e escritor cariaciquense, Alvarito Mendes Filho.

No sábado (20), domingo (21) e segunda (22), também às 19h, serão publicados vídeos no canal do YouTube da Ratimbum Produções, que contarão a trajetória artística dos homenageados.

A produtora cultural Elenice Moreira destaca a obra eterna dos profissionais que serão homenageados. “O projeto vai consagrar artistas que estão vivos e a memória daqueles que faleceram. Em ambos os casos, a arte desses está marcada no coração de muitas pessoas. O público vai poder lembrar de muitos trabalhos desenvolvidos por eles e também conhecer - um pouco da carreira. Além disso, o legado deles ficará eternizado nas publicações”, conta.

O projeto “Cine em Cena” já possui mais de 30 anos e tem o objetivo de colaborar para o crescimento e profissionalismo das várias modalidades das artes cênicas, ora no palco atuando como atores, atrizes e técnicos que estão por trás das cortinas. O evento é contemplado pelo edital de número 002/2020, da Lei Aldir Blanc.

Cine em Cena – Festival Nacional de Teatro – Cidade de Vitória (Fenatevi)
Dias: sexta-feira (19), sábado (20), domingo (21) e segunda (22)
Horário: 19h.
Onde assistir: YouTube Ratimbum Produções